A água salgada – salmoura – do molho também faz com que as amêndoas, nozes e castanhas absorvam sal, que permanece em seu interior após a secagem, realçando incrivelmente o seu sabor – afinal o sal é NATURALMENTE um realçador de sabor, e o sal certo só faz bem!
Embora tenham muito óleo, este é do tipo mais saudável e insaturado. A má notícia é que elas podem se tornar rançosas porque os óleos insaturados oxidam rapidamente quando expostos à luz, calor e ar.
No caso das das castanhas, nozes e amêndoas, devemos deixá-las de molho com um pouquinho de sal por cerca de 3 a 6 horas (não precisa deixa-las em meio ácido, ok?)
O gosto e cheiro são tão ruins que ninguém consegue consumir.” Fungos e toxinas – Se gosto e o cheiro dos subprodutos da oxidação nos protegem da ingestão de castanhas “rançosas”, o mesmo não se pode dizer das micotoxinas produzidas por fungos que gostam de se proliferar em castanhas e cereais.
A melhor noz é aquela que você quebra e experimenta. Se as nozes estão sem casca, embaladas em saquinhos, preste atenção a um detalhe: se ela está com manchas brancas. Se tem significa que está rançosa. Para consumir aos poucos, é melhor conservar sempre em lugar seco e arejado.
32 curiosidades que você vai gostar
A duração é de até 6 meses na geladeira e até 1 ano no congelador. Com Casca: Quando as nozes estão com casca o ideal é guardar em local fresco, seco e longe da luz e quando estiver muito calor podem ser guardadas na geladeira.
Para tirar todo esse proveito das nozes, castanhas e amêndoas, basta seguir uma técnica milenar, super tradicional (mas pouco divulgada atualmente): deixe suas nozes, castanhas e amêndoas de molho em água e sal e depois as seque em temperatura baixa até que fiquem crocantes novamente.
Os problemas do excesso
“O selênio em excesso no organismo leva a intoxicação e pode aumentar a queda de cabelo, causar unhas quebradiças, fadiga, dermatite e alterações do esmalte dos dentes”, conta a nutricionista Mariana Catta-Preta, coordenadora de Nutrição do Centro Universitário Celso Lisboa.
Quantas nozes comer por dia? Para garantir os benefícios sem pesar na alimentação (pois são alimentos bastante calóricos), a recomendação é de um consumo diário de em média 7 unidades de nozes.
Comer nozes todos os dias pode ajudar a combater o estresse, diz estudo. 07 de outubro de 2010 (Bibliomed). O consumo regular de nozes pode ajudar a reduzir o estresse, e seus efeitos negativos para a saúde cardiovascular, segundo recente estudo da Universidade do Estado da Pensilvânia, nos Estados Unidos.
Coloque as castanhas em um recipiente e adicione 2 xícaras de água (500 ml). Deixe de molho por cerca de 4 a 8 horas. Este processo é importante para tirar os fitatos da castanha, um antinutriente que impede a absorção dos seus nutrientes. Além disso, as castanhas irão ficar macias e fáceis de triturar com a demolha.
Deixe de molho de 7 à 12 horas e descarte a água posteriormente. Quanto às oleaginosas deixe-as de molho em água com um pouquinho de sal e após descartar a água, seque-as no forno em temperatura máxima de 60ºC para não oxidar a gordura que elas contém e que é tão benéfica à saúde.
Após a colheita, as nozes colhidas devem ser limpas de pequenos ramos, terra, folhas e cascas brutas. A máquina de lavagem de nozes está equipada com um tambor rotativo equipado com barras de aço estáveis. Ao utilizar jatos de água no tambor rotativo, consegue-se uma limpeza eficiente.
As nozes devem torrar até que comecem a cheirar e suas cascas fiquem mais escuras. A casca das nozes também deve começar a inchar um pouco na região do “x”. Talvez seja necessário cozinhá-las por até 15 minutos, mas geralmente elas torram mais rápido que isso e 10 minutos costumam ser suficientes. Mexa as nozes.
A noz é um alimento nutritivo, de alto valor energético e sabor levemente amargo.
Como preparar o chá de casca de nozes pecanFerva dois litros de água;Assim que levantar a fervura, apague o fogo e adicione 1 colher de sopa rasa de casca de noz pecã;Tampe e deixe em infusão, por dez minutos;A seguir, coe e tome quantas vezes quiser.
Populares em festas de final de ano, as nozes possuem ativos anti-inflamatórios, promovem a sensação de saciedade e combatem os radicais livres. Além disso, são ricas em fibras e gorduras insaturadas, que ajudam a aumentar os níveis do colesterol bom no sangue (HDL) e reduzir os níveis do colesterol ruim (LDL).
Apesar das nozes serem um alimento calórico e rico em gorduras, pesquisas recentes comprovaram que o consumo moderado de nozes não engorda e até mesmo impulsiona a perda de peso graças ao seu teor de proteínas e fibras, que ajudam a promover a saciedade ao organismo.
Graças a suas fibras, antioxidantes e ômega 3, as nozes possuem propriedades que combatem o estresse, uma vez que esses nutrientes relaxam as respostas da pressão arterial em relação ao estresse. Além de todos os benefícios já mencionados, a nozes é composta pela melatonina, uma substância que induz o sono.
Mas calma lá: essa planta é altamente tóxica! Segundo a nutricionista Vanderli Marchiori, de São Paulo, o composto tem função purgativa, ou seja, provoca diarreia e desidratação intensas. E isso até emagrece, porém leva a uma perda de nutrientes vitais para o bom funcionamento do organismo.
Vários investigadores afirmam que comer nozes melhora a qualidade do sono, visto que são uma das melhores fontes alimentares de melatonina. A composição de ácidos gordos das nozes também pode contribuir para um sono melhor, já que aumentam a produção de serotonina. Assim, coma um punhado antes de se deitar.
As nozes podem estar presentes em seu café da manhã ou nos lanches intermediários, consumidas em forma in natura ou adicionadas aos pães, frutas secas, leite e iogurtes. Para o almoço e o jantar, podem dar um toque especial às saladas, tortas, massas e molhos.
Mas se você descuidou das dicas acima e sua castanha acabou perdendo aquela crocância ou mesmo ficando com sabor alterado, ainda assim procure colocá-las na geladeira em um recipiente hermeticamente fechado por algumas horas. Dependendo do estágio do processo de autooxidação descrito acima ele ainda pode ser revertido.
As nozes são essenciais em muitas receitas culinárias e temos três maneiras diferentes de torrá-las. Bem na frigideira, no forno ou no microondas. Independentemente de tostar, o que temos que conseguir é que seja homogêneo para que fique gostoso e não nos queime.
Coloque-as em um prato sem sobrepor e leve para o micro-ondas por 30 segundos. Depois, deixe esfriar completamente e elas estarão crocantes de novo. Dá para fazer o mesmo processo no forno, mas neste caso vai demorar um pouco mais.
Como fazer para aumentar o tamanho das letras?
O que é preciso para renovar a matrícula escolar?
Como posso descartar das agulhas de costura?
Como faço para atualizar o SketchUp?
Quais seriam as estratégias de enfermagem para promover a segurança do paciente?
Como renovar alvará de funcionamento?
Como elogiar o jeito da pessoa?
Quem recebe BPC tem que se recadastrar?
Como podemos definir enfermagem?
Como mudar a parede do quarto gastando pouco?
Como ligar o fone de ouvido na TV LG?
Como posso e como pretende avaliar meus alunos em artes?
O que faz um transmissor de temperatura?
Como ligar o celular da Alcatel?
Como renovar o Conselho do novo Fundeb?
O que podemos fazer para diminuir a emissão de gás carbônico no planeta?