Modo de fazer
Assim como o vaso sanitário, as outras porcelanas de banheiro - em especial, a banheira, a pia e o bidê - devem ser limpas com a solução de 1 litro de água com 2 colheres de sopa de água sanitária. Aplique a mistura diretamente no local da mancha, esfregue com uma esponja ou escova e depois é só enxaguar.
Basta encher um borrifador com vinagre branco puro e aplicá-lo diretamente na pia. Esfregue bem com uma esponja ou escova macia até que a sujeira tenha saído completamente e enxágue com água. O vinagre também atua como desinfetante.
Algumas soluções domésticas, válidas para louças de todas as cores, põem fim ao dano, segundo Jaqueline Araújo, da Eternit: “Recorra à água sanitária, que une cloro e soda cáustica, agentes com poderes alvejante e corrosivo”. Despeje uma xícara e meia no vaso, espere agir por cinco minutos e finalize com um escovão.
Utilize sempre um pano macio, água e sabão neutro; Nunca use produtos que possam danificar a superfície do material, como palha de aço, produtos químicos ou abrasivos; Nunca faça uso de produtos que contenham cloro no tanque. Seu uso pode causar danos.
Além de suas utilidades na cozinha e na limpeza da casa, o bicarbonato de sódio também pode ser um bom aliado para limpar potes de plástico amarelados. A dica, nesse caso, é misturar 1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio com mais ou menos 2 colheres (sopa) de água fria até formar uma pastinha.
Para limpar marcas e manchas dessas peças, umedeça uma esponja suave e espalhe um pouco de bicarbonato de sódio, esfregando gentilmente o local. Você pode usar também pasta de dente, mas nunca use escova de dentes ou itens muito ásperos para limpar porcelana.
Limpe o lavatório, seja ele mais antigo ou não, de esmalte ou não, com uma pasta caseira composta por duas partes de bicarbonato de sódio e uma parte de água oxigenada. Espalhe a pasta no lavatório e deixe aturar por cerca de 30 minutos. De seguida, esfregue bem e lave com água.
Deixe reservado um recipiente com um pouco de desinfetante diluído em água e passe com o auxílio de um pano úmido. Tanto a pia quanto o vaso são peças essenciais no dia a dia, muito utilizadas e podem acumular bactérias. Então, sempre que possível, lave também com água, sabão e use uma esponja para higienizar.
Use água morna e um sabão suave. Na limpeza diária, um sabão suave ou detergente é o suficiente para evitar a descoloração ou opacidade. Esfregue até remover todos os detritos e manchas da superfície da pia. Desinfete a superfície ocasionalmente.
Algumas soluções caseiras para limpar cerâmica branca encardida podem funcionar, embora não haja nenhuma comprovação científica sobre essas misturinhas. Uma delas é colocar ½ xícara de bicarbonato de sódio em um balde com água morna. Misture bem e, com a ajuda de uma escova, esfregue todo o piso.
Deixe secar naturalmente e pronto. Outra forma de limpar rejunte encardido é fazer uma mistura de 200ml de vinagre branco com 200ml de água e borrife nos azulejos. Deixe a solução agir por 15 minutos, coloque luvas nas mãos e, em seguida, esfregue os rejuntes com uma escova de cerdas firmes.
A maioria das pias de inox tem acabamento escovado. Passe o pano paralelamente às linhas escovadas para diminuir a chance de fazer riscos aparentes. Use uma escova de dentes com um produto de limpeza para limpar áreas menores, como o contorno da torneira e as bordas do ralo.
O que representa o número 40 na Bíblia?
Quanto ganha um cantor famoso por mês?
Como recuperar o brilho da madeira?
Quantos artigos a LGPD contém?
Qual a importância da tolerância dimensional?
Qual cor transmite alegria e euforia?
Como fazer o chá da laranja amarga para emagrecer?
Como tirar coágulo de sangue do dente?
Quais são os piores gases poluentes?
O que significa CPF irregular na Receita Federal?