Há caixas de cura de queijo que são feitas com telas finas, permitindo assim a circulação de ar sobre toda sua superfície. Mas se você usar uma tábua de cozinha, o processo consiste em deixá-lo nessa área escolhida da cozinha, e virar o queijo a cada 12 ou 24 horas. Deixar por 48, 72 ou mais horas.
O ideal é colocar o queijo em uma tábua ou vasilhame que absorva água. Existem caixas de cura de queijo, que já vem com telas de proteção que permitem que o ar circule sobre o produto e evitam a presença de indesejados mosquitos. Durante os primeiros dias de cura, o queijo pode eliminar água e óleo.
A maturação dos queijos é realizada na maioria das vezes, em câmaras frigoríficas com controle de temperatura e umidade. O tempo de maturação varia de acordo com o tipo de queijo, podendo variar entre poucas dias (caso do Queijo Coalho Artesanal, 10 dias) a muitos meses (caso do Queijo Parmesão, 12 a 18 meses).
Costumo colocar um papel toalha por baixo depois que o queijo já começou seu processo de cura e não precisa mais ser lavado (fase das fotos apresentadas), assim, o papel fica responsável por absorver o pouco óleo que solta nessa fase.
O queijo deve ser deixado numa área da cozinha onde há boa ventilação e que esteja abrigado da luz e de umidade. Curar é secar, portanto alta umidade não é bem-vinda. Coloque-o sobre uma tábua ou sobre uma superfície que absorva umidade.
O termo cura diz respeito ao ponto de maturação do queijo. Após a sua fabricação, o queijo fica em “descanso”, que é o chamado momento da maturação. Eles são colocados em estantes de madeira e virados para realizarem o processo em ambos os lados.
O queijo é produzido pela coagulação do leite. Isto é realizado, em uma primeira etapa, pela acidificação com uma cultura bacteriana e em seguida, empregando uma enzima, a quimosina (coalho ou substitutos) para transformar o leite em "coalhada e soro".
O queijo deve ser deixado numa área da cozinha onde há boa ventilação e que esteja abrigado da luz e de umidade. Curar é secar, portanto alta umidade não é bem-vinda. Coloque-o sobre uma tábua ou sobre uma superfície que absorva umidade.
Coloque-os na gaveta de legumes , que é o local menos frio e mais úmido da geladeira. Nesta condição a maturação irá evoluir e continuar desenvolvendo sabor e aroma. Os queijos podem ficar nesta condição por até 1 mês .
Muito se fala que o sabor do queijo é resultado do processo de maturação. Mas afinal, como ela funciona e como realizar o processo de cura em casa? Queijos maturados são aqueles que passaram por processo de envelhecimento, uma transformação que intensifica o seu sabor e melhora da sua conservação.
O congelamento cristaliza a água presente no queijo, alterando sua textura, que fica mais quebradiça, sem falar que paralisa a maturação e o queijo não desenvolve sabor e aroma. Caso opte por este método, use-o somente para queijos duros, embalados em plásticos adequados para congelamento, retirando o máximo de ar possível da embalagem.
Escolha um queijo mais fresco, que você já tem costume de consumir. Você pode comprar um queijo já curado ou meia-cura, mas aconselho a “começar do zero”, dando sua assinatura ao processo. O queijo deve ser deixado numa área da cozinha onde há boa ventilação e que esteja abrigado da luz e de umidade.
Como conseguir laudo PCD Detran?
Qual a diferença de acima junto e acima separado?
Como processar uma pessoa que mora em outro estado?
Como solicitar o cartão do Bolsa Família?
Como faço para saber a senha do meu E-mail?
Como fazer para recuperar os contatos do celular?
Como recuperar ECF transmitida na Receita Federal?
Como encontrar arquivos apagados no celular?
Como saber o valor do fundo de reserva do consórcio?
Quem pode denunciar advogado na OAB?
Como receber os 55 reais do aluno?
Como receber livros grátis do Itaú?
Como ligar da Claro para outro DDD?
Como saber se rompeu ligamento do pé?