Esse sistema tem por função transformar os alimentos ingeridos em substâncias que o organismo precisa para realizar os seus processos biológicos. Os cavalos são herbívoros e apresentam no tubo digestivo segmentos ampliados que são importantes para a decomposição da celulose pelas bactérias ali alojadas.
O intestino mede 30 metros e é um trajecto longo, repleto de curvas e variações de diâmetro, factores que favorecem a desaceleração do trânsito e a formação de tampões. É constituído pelo intestino delgado, instinto grosso e recto. O intestino delgado pode ter um comprimento de 20 metros.
O comprimento médio do intestino delgado de um equino é de cerca de 20 m, enquanto sua capacidade volumétrica varia de 40 L a 50 L. Já o intestino grosso tem comprimento variando de 7,5 m a 8 m, estando dividido em: ceco, cólon maior, cólon menor e reto.
A absorção da maior parte dos nutrientes resultantes da digestão dos alimentos, ocorre no intestino delgado, através do epitélio que cobre as vilosidades intestinais. Nos monogástricos, a digestão biológica realiza-se no intestino grosso, mais precisamente no ceco, através da actividade dos microorganismos cecais.
Os movimentos peristálticos com intervalos curtos e frequentes reforçam a necessidade de alimentos volumosos na dieta para o perfeito funcionamento do aparelho digestório.
Etapas da digestão pós-cecal No Intestino Grosso, o alimento permanece por cerca de 35 a 50 horas; Os alimentos volumosos possuem a digestão essencialmente no ceco e cólon; Após sair do ceco, há a formação das cíbalas, que são as fezes do cavalo que serão eliminadas no período correto da digestão.
O ceco é localizado no lado direito do cavalo estendendo-se da fossa paralombar até a cartilagem xifóide seguindo a linha mediana, possui de 1,5 a 2 metros de comprimento e comporta até 30 litros em animais adultos.
Intestino grosso: é a segunda porção do intestino e apresenta cerca de 2 metros de comprimento. É a menor parte do intestino, mas a mais importante na absorção de água, já que é aqui que mais de 60% da água é absorvida para o corpo.
Ele está dividido em diversas partes a saber: Boca, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso (ceco, cólon e reto) e glândulas anexas (salivares, pâncreas e fígado). Disponibilizaremos informações sobre algumas das diversas partes mais importantes do aparelho digestivo do cavalo.
Um cavalo de 500 kg possui um aparelho digestivo de capacidade total de cerca de 130 litros, portanto, seu estômago tem capacidade para 12 litros (entre alimento, água, gases e secreções gástricas). Esta pequena capacidade do estômago do cavalo limita muito sua capacidade de ingestão do alimento.
Glândulas Anexas ao sistema digestório Intestino grosso fígado estômago baço reto ânus Medula espinhal cérebro pulmão pulmão fígado estômago Intestino grosso Intestino delgado rim coração Vilosidade intestinal SISTEMA DIGESTÓRIO DOS EQUINOS Sistema digestório do cavalo
Então, a digestão é uma função vital dos animais. Ela engloba todos os processos de dissolução e decomposição que transformam os alimentos que foram ingeridos em compostos (formas moleculares) tão menores que podem ser transferidos, juntamente com iões e água, para o ambiente interno do corpo.
Como ocorre a interação fármaco-receptor?
Quando surgiu a ideia de casamento?
Como é o funcionamento do sistema respiratório?
Como surgiu a figura do palhaço?
Quando foi inventada a letra A?
Onde e quando se passa a história Festa no Céu?
Como se dividem as fontes de energia de acordo com a durabilidade de suas reservas?
Quais as características da geração baby boomers?
O que é concurso formal imperfeito de crimes?
Como surgiu a ideia dos Jogos Paralímpicos?
Quais os procedimentos realizados em radiologia intervencionista?
Como os medicamentos ansiolíticos agem no cérebro?
Como fazer uma boa redação no concurso público?
Como foi o surgimento da ginástica?
O que fazer para deixar uma oficina mecânica organizada?