O que são direitos reais e pessoais?

Pergunta de Alice Bruna de Machado em 27-05-2022
(52 votos)

Os Direitos dividem-se entre Direito real, que é aquele que recai diretamente sobre a coisa e Direito pessoal, ao qual se refere o Direito das Obrigações uma vez que ele trata das relações entre os sujeitos ativos e passivos.

Quais são os direitos reais?

1.225, do Código Civil, que "são direitos reais: I - a propriedade; II - a superfície; III - as servidões; IV - o usufruto; V - o uso; VI - a habitação; VII - o direito do promitente comprador do imóvel; VIII - o penhor; IX - a hipoteca; X - a anticrese; XI - a concessão de uso especial para fins de moraria; XII - a ...


O que é um direito real?

Direito real é um conjunto de princípios e regras que disciplina uma relação jurídica entre pessoas tendo em vista bens. Não existe relação jurídica entre pessoas e coisas. As relações são entre pessoas.

O que mais caracteriza os direitos reais?

As características principais dos direitos reais são: taxatividade, oponibilidade “erga omnes”, seqüela e aderência. A taxatividade (numerus clausus) releva que não há direitos reais quando a lei não os declara. O art. 1.225 do CC é a referência para os que proclamam a taxatividade do número dos direitos reais.

Quais são os princípios dos direitos reais?

Princípio da aderência, especialização ou inerência: o titular sempre exerce diretamente o direito real, sem a necessidade de socorrer-se a outra parte. Ex.: se sou dono de um automóvel, não preciso pedir autorização para dirigi-lo; Princípio do absolutismo: o direito real é exercido erga omnes, ou seja, contra todos.

Direito Civil - Aula #211 - Direitos Pessoais x Reais (Diferenças)


23 curiosidades que você vai gostar

Quais as principais distinções entre direitos reais e direitos pessoais?

Sobre a seqüela o Direito real segue seu objeto onde quer que se encontre, devido à sua eficácia absoluta, já o Direito pessoal consiste no poder de exigir certa prestação que deve ser realizada por determinada pessoa, não vinculando terceiros.

Porque a posse não é um direito real?

Segundo Silvio Rodrigues, não se pode considerar a posse Direito Real, porque ela não figura na enumeração do artigo 1225 do Código Civil de 2002 que é praticamente os mesmos elencados no art 674 do Código Civil de 1916, posto que, aquela regra é taxativa e não exemplificativa, tratando-se aí de numerus clausus.

Como se adquire o direito real?

Os direitos reais sobre imóveis constituídos, ou transmitidos por atos entre vivos, só se adquirem com o registro no Cartório de Registro de Imóveis dos referidos títulos, salvo os casos expressos no Código Civil. Transfere-se entre vivos a propriedade mediante o registro do título translativo no Registro de Imóveis.

É considerado direito real a posse?

A posse pode ter natureza de direito real, quando está fundada em um direito desta categoria; é o caso do proprietário exercendo a posse sobre seu próprio bem ou no desdobre de um direito real, donde decorre o desdobre da posse também (direta e indireta).



Outras questões

O que é o elo perdido da evolução?

Como guardar coleção de revistas?

Como é feito o copo?

Como excluir histórico do teclado?

O que aconteceria se o mar secasse?

O que acontece com os dragões de got?

O que aconteceria se o Brasil não tivesse sido colonizado?

Quais são os benefícios que a prática de exercícios físicos traz para a rotina de estudos?

Quais são as características do gênero textual causo?

O que é credencia na Igreja Católica?

O que aconteceria se toda a água do mundo acabasse?

Onde os escravos eram marcados?

Como seria namorar o Jooheon?

O que origina os músculos?

Como seriam os ecossistemas se não existissem os decompositores?

O que fortalece a massa muscular e aumenta a flexibilidade?

Como seria o dia e a noite se não houvesse a inclinação do eixo da Terra?

O que a aspirina tem haver com infarto?

Qual seria a marca de Caim?

Como uma pessoa se transforma em um trabalhador escravo?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com