Para resolver a ambiguidade o melhor é reescrever a frase, dividindo-a em duas orações, mesmo que para isso seja necessário repetir palavras.
Confira o exemplo: “Rita avisou a Júlia que estava terminando o trabalho”. Nessa frase não tem como saber se quem estava terminando o trabalho era Rita ou Júlia. É possível resolver essa ambiguidade com a mudança de posição das orações.
Como evitar a ambiguidadePreste atenção aos múltiplos significados das palavras. ... Empregue apenas palavras cujo significado e aplicação você domina inteiramente. ... Atenção à concordância e à regência, tanto nominais quanto verbais. ... Observe o efeito das outras palavras sobre o sentido da frase.
Quando um vocábulo pode ser interpretado de duas maneiras, dizemos que ocorreu ambiguidade, fenômeno muito recorrente na comunicação. Muitas vezes pode ser um recurso expressivo; em outras, um defeito de construção do texto. Como recurso, é muito encontrada em textos publicitários e humorísticos.
A ambiguidade pode apresentar a sensação de indecisão, hesitação, imprecisão, incerteza e indeterminação. Exemplos: “Não sei se gosto do frio ou do calor”.
20 curiosidades que você vai gostar
O que é Ambíguo:
Na gramática da língua portuguesa, diz-se que uma palavra, vocábulo ou frase é ambígua quando apresenta um sentido que permite diferentes interpretações.
O que é Polissemia:
Uma palavra polissêmica é uma palavra que reúne vários significados. A palavra "vela" é um dos exemplos de polissemia. Ela pode significar a vela de um barco; a vela feita de cera que serve para iluminar ou pode ser a conjugação do verbo velar, que significa estar vigilante.
Há um tipo de ambiguidade que não decorre do fato de uma palavra da frase ter mais de um significado, ou de apresentar uma estrutura sintática que possibilita dupla leitura. É a chamada ambiguidade de escopo, como ocorre nos exemplos a seguir: (9) Os alunos dessa sala receberam dois livros.
O duplo sentido é um recurso expressivo em que as palavras e expressões utilizadas possuem diferentes interpretações. A diferença do duplo sentido para a ambiguidade é que muitas vezes a ambiguidade não é intencional, enquanto que o duplo sentido é planejado, principalmente visando o humor.
Qual o objetivo da história o cabelo de Lelê?
Como são os desenhos de padronagem indígenas?
Como saber se tenho medo de ficar sozinho?
Como se desenvolvem os cupins?
Como o espaço geográfico pode ser regionalizado?
Quais são os tipos de fungos venenosos?
Como é os casamentos no Brasil?
O que é espaço geográfico e como ele influencia a sociedade atual?
Como fazer a abertura de um caixa?
Como fazer Amigurumi passo a passo?
O que significa vertical e horizontal?
Qual o curso para ser jornalista?
Como se fala Winx em português?
Como lavar louça e não estragar as unhas?