A linha horizontal é uma linha reta que tem sua direção paralela ao horizonte, ou seja, uma linha deitada. Vertical é uma linha reta em pé, podendo ser de cima para baixo ou de baixo para cima.
O cálculo da análise horizontal é extremamente simples. Basta dividir o valor atual pelo seu valor anterior (também chamado de valor base). Assim, encontra-se o valor da variação entre os períodos de avaliação.
As análises vertical e horizontal consistem em análises que buscam entender a dinâmica das operações de uma empresa. A análise vertical busca entender qual o percentual de cada setor da empresa em seus resultados. Enquanto que a análise horizontal foca na evolução dos resultados da empresa ao longo do tempo.
A análise horizontal se baseia na comparação entre resultados de um mesmo indicador em relação a períodos anteriores. Ela recebe esse nome, inclusive, porque na maioria das vezes é feita ao dispor diferentes dados um do lado do outro para a comparação.
Enquanto a análise horizontal compara itens de linha para verificar as mudanças na tendência ao longo do tempo, a análise vertical determina a proporção do item em relação a um item comum em termos percentuais. As duas análises, no entanto, são úteis para obter uma imagem clara da saúde financeira e do desempenho da empresa.
E não esqueça: ambos os métodos são conduzidos utilizando as mesmas demonstrações financeiras, sendo que tanto a Análise Horizontal quanto a Análise Vertical são igualmente importantes para tomadas de decisão.
A metodologia de cálculo da Análise Vertical é simples e consiste em calcular o percentual de cada conta em relação a um valor base. Na AV de um Balanço calcula-se o valor percentual de cada conta em relação ao total do Ativo. A fórmula da Análise Vertical é: AV = Conta (ou grupo de contas) /Ativo total (ou passivo total) x 100