Ouça em voz altaPausarNo Antigo Egito, o coelho simbolizava o nascimento e a nova vida. ... Quando as crianças descobriram os ovos, um coelho passou correndo. Espalhou-se, então, a história de que o coelho é que havia trazido os ovos. Desde então as crianças sempre acreditaram no coelhinho da páscoa, a história que seus pais contavam para elas.
Ouça em voz altaPausarA lenda, entretanto, vem da Alemanha, e chegou ao Brasil no início do século passado. A caça ao ovo também acontece com frequência para deixar as crianças felizes e animadas! No Paraná, imigrantes e descendentes ucranianos fazem a paska, um pão caseiro que deve receber uma benção na primeira missa do domingo.
Ouça em voz altaPausarUm coelho, que teria ficado preso no túmulo aberto na rocha, seria o primeiro ser vivo a testemunhar a ressurreição de Jesus. Por essa razão, ganhou o privilégio de anunciar a boa nova às crianças do mundo inteiro na manhã da Páscoa. É ele, portanto, o suposto portador do ovo de chocolate.
Ouça em voz altaPausarA Páscoa cristã baseia-se na Pessach (“passagem”, em hebraico), celebração de tradição judaica que relembra a libertação do povo hebreu da escravidão no Egito. A Páscoa comemorada pelos hebreus era realizada próximo da época que marcava o início da primavera.
Ouça em voz altaPausarNo Mato Grosso do Sul, o cardápio do feriado tem influência paraguaia. A famosa chipa, uma versão do pão de queijo temperada com ervas, e a sopa paraguaia, uma torta à base de milho. Na Cidade de Goiás, acontece anualmente a Procissão do Fogaréu. O ritual começou em 1745 e revive a paixão e morte de Jesus Cristo.
Ouça em voz altaPausarEm diversas outras culturas, o ovo representa fertilidade, abundância e renascimento, e faz parte das comemorações da Páscoa desde o século 13. O alimento era proibido durante a quaresma dos cristãos, que o decoravam para presentear crianças e familiares ao final do período de privação.
Ouça em voz altaPausarO que é o Ovo da Páscoa: Do ponto de vista religioso, o ovo é considerado símbolo do nascimento e da vida. A relação com a Páscoa, comemorada pelos cristãos, está a partir da Ressurreição de Jesus Cristo, que representa a esperança de uma nova vida para toda a humanidade.
É verdade, é a galinha que põe ovos mas foi o coelho quem ficou associado à Páscoa. Símbolo de fertilidade, juntou-se ao ovo na celebração do renascimento de Cristo. Antes da Páscoa cristã, já havia ovos da Páscoa para celebrar a Primavera.
Os cristãos primitivos da Mesopotâmia foram os primeiros a usar ovos coloridos na Páscoa para representar a alegria da ressurreição e o reconhecimento do sacrifício. A tradição de oferecer ovos veio da China. Séculos atrás os orientais se preocupavam em envolver os ovos naturais em cascas de cebola, cozinhando-os com beterraba.
A tradição de oferecer ovos vem da China. No dia 15 de abril, ao abrir o seu ovo de Páscoa, lembre-se que a paciência chinesa é responsável por essa tradição. Há vários séculos os orientais preocupavam-se em embrulhar os ovos naturais com cascas de cebola e cozinhavam-nos com beterraba.
O surgimento do ovo de chocolate na Páscoa se deu a partir do Séc. XVIII, em substituição aos ovos duros e pintados que eram escondidos nas ruas e nos jardins para serem caçados. Foi uma descoberta fabulosa dos confeiteiros franceses que inventaram esse modo atraente de apresentar o chocolate. A Cruz da Ressurreição
Quanto tempo leva um inventário para ficar pronto?
O que pode substituir a chuva de arroz?
O que é um retiro de igreja evangélica?
O que fazer para tirar 900 pontos no Enem?
Quais são as lesões secundárias?
Como tomar gelatina incolor para flacidez?
Tem gente que morre de apendicite?
Quais são as formas dos agregados?
O que desconta do funcionário FGTS ou INSS?