Ouça em voz altaPausarNo Antigo Egito, o coelho simbolizava o nascimento e a nova vida. ... Quando as crianças descobriram os ovos, um coelho passou correndo. Espalhou-se, então, a história de que o coelho é que havia trazido os ovos. Desde então as crianças sempre acreditaram no coelhinho da páscoa, a história que seus pais contavam para elas.
Ouça em voz altaPausarA lenda, entretanto, vem da Alemanha, e chegou ao Brasil no início do século passado. A caça ao ovo também acontece com frequência para deixar as crianças felizes e animadas! No Paraná, imigrantes e descendentes ucranianos fazem a paska, um pão caseiro que deve receber uma benção na primeira missa do domingo.
Ouça em voz altaPausarUm coelho, que teria ficado preso no túmulo aberto na rocha, seria o primeiro ser vivo a testemunhar a ressurreição de Jesus. Por essa razão, ganhou o privilégio de anunciar a boa nova às crianças do mundo inteiro na manhã da Páscoa. É ele, portanto, o suposto portador do ovo de chocolate.
Ouça em voz altaPausarA Páscoa cristã baseia-se na Pessach (“passagem”, em hebraico), celebração de tradição judaica que relembra a libertação do povo hebreu da escravidão no Egito. A Páscoa comemorada pelos hebreus era realizada próximo da época que marcava o início da primavera.
Ouça em voz altaPausarNo Mato Grosso do Sul, o cardápio do feriado tem influência paraguaia. A famosa chipa, uma versão do pão de queijo temperada com ervas, e a sopa paraguaia, uma torta à base de milho. Na Cidade de Goiás, acontece anualmente a Procissão do Fogaréu. O ritual começou em 1745 e revive a paixão e morte de Jesus Cristo.
Ouça em voz altaPausarEm diversas outras culturas, o ovo representa fertilidade, abundância e renascimento, e faz parte das comemorações da Páscoa desde o século 13. O alimento era proibido durante a quaresma dos cristãos, que o decoravam para presentear crianças e familiares ao final do período de privação.
Ouça em voz altaPausarO que é o Ovo da Páscoa: Do ponto de vista religioso, o ovo é considerado símbolo do nascimento e da vida. A relação com a Páscoa, comemorada pelos cristãos, está a partir da Ressurreição de Jesus Cristo, que representa a esperança de uma nova vida para toda a humanidade.
É verdade, é a galinha que põe ovos mas foi o coelho quem ficou associado à Páscoa. Símbolo de fertilidade, juntou-se ao ovo na celebração do renascimento de Cristo. Antes da Páscoa cristã, já havia ovos da Páscoa para celebrar a Primavera.
Os cristãos primitivos da Mesopotâmia foram os primeiros a usar ovos coloridos na Páscoa para representar a alegria da ressurreição e o reconhecimento do sacrifício. A tradição de oferecer ovos veio da China. Séculos atrás os orientais se preocupavam em envolver os ovos naturais em cascas de cebola, cozinhando-os com beterraba.
A tradição de oferecer ovos vem da China. No dia 15 de abril, ao abrir o seu ovo de Páscoa, lembre-se que a paciência chinesa é responsável por essa tradição. Há vários séculos os orientais preocupavam-se em embrulhar os ovos naturais com cascas de cebola e cozinhavam-nos com beterraba.
O surgimento do ovo de chocolate na Páscoa se deu a partir do Séc. XVIII, em substituição aos ovos duros e pintados que eram escondidos nas ruas e nos jardins para serem caçados. Foi uma descoberta fabulosa dos confeiteiros franceses que inventaram esse modo atraente de apresentar o chocolate. A Cruz da Ressurreição
O que representa a mão direita na Bíblia?
O que são materiais sintéticos e naturais?
Como se faz a gestão de processos?
Qual a importância do Direito Tributário para as empresas?
É possível ganhar dinheiro com IQ Option?
Como é feita a reciclagem de borracha?
Qual a função da insulina e glucagon no metabolismo dos carboidratos?
Como alterar a data de criação de um arquivo Word?
Quais são os sintomas da falta de vitamina D3?
Quando vai lançar o resto da parte 6 de Jojo?
Como é chamada a palavra ouro em latim?
Que tipo de chá é bom para mioma?
Como incluir o leite na dieta?
Quais os alimentos e objetos que encontramos com radiação em nosso cotidiano?