O movimento de Home Care surgiu nos Estados Unidos em 1947 na era do pós-guerra. Foi quando várias enfermeiras se reuniram e passaram a atender e cuidar dos pacientes em casa. Somente na década de 1960 é que este movimento tomou mais vulto e a idéia da “deshospitalização precoce“; começou a ser levada a sério.
Os serviços de atenção domiciliar surgiram na década de 1960 e têm se expandido no País com maior força a partir da década de 1990, fazendo com que haja necessidade de regulamentação de seu funcionamento e de políticas públicas de modo a incorporar sua oferta às práticas institucionalizadas no Sistema Único de Saúde ( ...
No Brasil, provavelmente a primeira experiência de abordagem domiciliar teria sido a desenvolvida pelo Serviço de Assistência Médica Domiciliar e de Urgência – Samdu, criado em 1949, ligado inicialmente ao Ministério do Trabalho, tendo sido incorporado pelo INPS em 1967 (Mendes Júnior, 2000).
Nessa época havia três modalidades básico-ideais de educação domiciliar: A 1ª modalidade era composta por professores particulares (pouco distintos dos que temos atualmente no país) em síntese eles eram mestres pagos que ensinavam nas casas e não moravam com os educandos.
A Atenção Domiciliar é uma forma de cuidado à saúde que entrega aos pacientes um conjunto amplo de cuidados. As ações de promoção à saúde, prevenção e tratamentos de doenças e reabilitação são realizadas em casa, com a garantia da continuidade dos atendimentos realizados anteriormente no ambiente hospitalar.
É uma forma de atenção à saúde substitutiva ou complementar às já existentes, caracterizada por um conjunto de ações de promoção à saúde, prevenção e tratamento de doenças e reabilitação prestadas em domicílio, com garantia de continuidade de cuidados e integrada aos demais serviços e unidades de saúde.
Serviços de assistência domiciliar podem ser classificados nas categorias de preventivos, terapêuticos, reabilitadores, acompanhamento por longo tempo e cuidados paliativos.
As primeiras atividades domiciliárias desenvolvidas no Brasil aconteceram no século XX, mais precisamente em 1919, com a criação do Serviço de Enfermeiras Visitadoras no Rio de Janeiro(6). Em 1949, foi criado o Serviço de Assistência Médica Domiciliar e de Urgência (SAMDU).
O Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) é caracterizado por um conjunto de ações de prevenção e tratamento de doenças, reabilitação, paliação e promoção à saúde, prestadas em domicílio, garantindo continuidade de cuidados, conforme a portaria nº 825, de 25 de abril de 2016.
2. Organização da Atenção Domiciliar segundo a Portaria 963 de A AD, no âmbito do SUS, deverá ser organizada em três modalidades, definidas a partir da caracterização do paciente cuidado e do tipo de atenção e procedimentos utilizados para realizar o cuidado dos mesmos:
Já os casos de maior complexidade são acompanhados pelas equipes multiprofissional de atenção domiciliar (EMAD) e de apoio (EMAP), do Serviços de Atenção Domiciliar (SAD) – Melhor em Casa.
A Atenção Domiciliar proporciona ao paciente um cuidado ligado diretamente aos aspectos referentes à estrutura familiar, à infraestrutura do domicílio e à estrutura oferecida pelos serviços para esse tipo de assistência. Dessa forma, evita-se hospitalizações desnecessárias e diminui o risco de infecções.
Como reverter a micropigmentação de sobrancelhas?
Quem tem gastrite pode usar vinagre?
Quais os tipos de memória de longo prazo?
Qual os direitos de uma pessoa com PCD?
Qual o objetivo de uma empresa ao emitir ações?
Como fazer um jejum de três dias?
Quem é o ator mais famoso do mundo?
Como fazer a simpatia do ovo cozido?
Quais os sintomas de câncer de faringe?
Como funciona a remuneração por produtividade?
Como Harry Potter sobreviveu bebê?
Quanto custa um aplicativo 2021?
Como saber se o pé está luxado?
Como restaurar o backup do Google Drive?
Quanto ganha um Apresentador de jornal do SBT?