Estabelecer regras na adolescência não é tarefa fácil nem deve ser um exercício de autoridade, mas de diálogo com filho. Permitir sua participação com opiniões e argumentos não só estabelece um diálogo saudável, mas colabora com regras claras, honestas e seguras para todos.
10 dicas gerais de limites na educação de filhos
10 regras de ouro para que seus filhos saibam respeitá-lo
Muitas pessoas acreditam que adolescência é sinônimo de rebeldia, mas isso não é verdade. É simplesmente uma fase em que os jovens precisam de independência, novos horizontes, um certo distanciamento dos seus pais para encontrarem o seu caminho. Se lhes negarmos isso, eles se rebelam.
Para os pequenos, que ainda não têm o discernimento do que é certo e errado, é fundamental partir dos pais o estabelecimento dos limites. No entanto, com os adolescentes a história muda. Nesta idade, pode ser interessante que eles participem da definição das regras.
Não tenha medo de impor regras e limites para o seu filho desde pequeno. Acostumá-lo com este processo logo cedo vai fazer com que ele respeite você e suas ordens em todas as etapas de sua vida. Comece impondo regras relacionadas a horários e estabeleça uma rotina, fazendo tudo do mesmo jeito, todos os dias.
Impor limites e estabelecer regras é fundamental para que os filhos se tornem adultos responsáveis e que primam pelo respeito. Em sua missão de educá-los, os pais precisam de autoridade, persistência e determinação para manter os filhos em um caminho seguro de desenvolvimento da própria autonomia.
Como devo tomar cáscara sagrada para emagrecer?
Como configurar HDTV Xbox 360?
Como ativar a câmera do Teams no celular?
Como instalar o OpenJDK no Windows?
Como acessar o modem Mercusys?
Como chamar emergência pelo WhatsApp?
Qual o número para falar com atendente da TIM?
Como conectar teclado Bluetooth Multilaser?
Como conectar um monitor no notebook com HDMI?
Como tirar a barra do Motorola?
Como tirar a borda do quadrado no Corel?
Onde colocar o cabo da internet no roteador Tp-link?