O cio, ou estro, como também é chamado, é descrito como o período em que as fêmeas aceitam serem montadas, ou cobertas, pelo macho. Nos ovinos esse período dura em média 24 a 48 horas e se repete, aproximadamente, a cada 17 dias, quando a fêmea não está gestante.
As ovelhas em cio são identificadas pelo comportamento inquieto e pela aparência externa da vulva, que fica em tom rosado e com muco cristalino.
Nas ovelhas, esse intervalo dura, em média, 17 dias, com pequena variação (16 a 19 dias). A fêmea em cio apresenta vários sinais característicos, sendo o principal de- les é a aceitação da monta (Figura 1) pelo macho ou por outras fêmeas.
35 dias
A ovelha retorna ao cio 35 dias após a realização do parto. Para isso, no entanto, deve estar bem nutrida e apresentando boa condição corporal. Vale destacar, no entanto, que o prazo de gestação é influenciado pela época do ano.
Para induzir e sincronizar a ovulação das ovelhas de forma natural, utiliza-se o efeito macho. O efeito macho é o nome dado à técnica de inclusão do carneiro em um rebanho de fêmeas ovinas após um período de ausência de macho no rebanho de fêmeas, induzindo e/ou sincronizando a ovulação.
Os métodos mais utilizados combinam o uso de esponjas intravaginais impregnadas com progestágenos com injeção de gonadotrofina coriônica eqüina (eCG) e um análogo da prostaglandina PGF2α (cloprostenol) aplicado até 48 horas antes da remoção das esponjas (Freitas et al., 1996).
Considerando o período de gestação da ovelha e os pontos anteriormente levantados, o intervalo entre partos (IEP) pode ser de, em média, oito meses e isso permite a melhora nos índices reprodutivos do rebanho. Porém devido fatores fisiológicos, algumas raças ovinas entram em anestro (não "abrem cio") durante determinado período do ano.
A ovelha que está no período fértil se mostra mais inquieta e costuma cheirar o macho, quando há um presente. Ela normalmente se afasta do rebanho em busca do macho, e quando o encontra ela assume a postura de cópula, ou seja, fica parada e desvia a cauda para permitir que o macho faça a monta.
Quando comparado com fêmeas de outras espécies como a vaca e a cabra, os sinais apresentados pelas ovelhas são muito discretos o que acaba dificultando ao tratador diferenciar as matrizes que estão receptivas ao macho e as que não estão.
Na ovelha, a involução uterina está completada aos 27 dias e precede o primeiro cio pós-parto. Não há informações sobre a cabra. A primeira ovulação pós-parto em ovelhas que parem durante a estação de monta ocorre dentro de 20 dias e não está associada com cio evidente.
Qual a classificação da água destilada?
Como podemos conhecer a cultura e a identidade surda?
Como podemos conceituar um bom jogo?
Como podemos conceituar o erro de aprendizagem segundo a perspectiva construtivista?
Como imprimir nota fiscal no SAP?
Como classificamos esses mapas?
Como fixar coifa de ilha no telhado?
Como podemos conceituar fase analítica e fase sintética?
Qual é o conceito de neocolonialismo?
Pode conceituar loucos nessa música como?
Como podemos classificar os tipos de migrações?