O etanol, também chamado álcool etílico e, na linguagem corrente, simplesmente álcool, é uma substância orgânica obtida da fermentação de açúcares, hidratação do etileno ou redução de acetaldeído, encontrado em bebidas como cerveja, vinho e aguardente, bem como na indústria de perfumaria.
A nomenclatura oficial dos álcoois segue as mesmas regras estabelecidas pela IUPAC para os hidrocarbonetos, com apenas uma diferença: como o grupo funcional é diferente, o sufixo é “ol” no lugar de “o”, que é o usado para os hidrocarbonetos.
O metanol, também conhecido como álcool metílico, é um composto químico com fórmula química CH3OH.
O álcool 70 (álcool etílico hidratado 70º INPM) é um desinfetante de média eficiência que contém álcool etílico e água (deionizada), ou seja, uma solução aquosa de álcool.
02 C O nome oficial do composto CH3 — CH2 — CH2 — C — OH O é ácido butanoico.
41 curiosidades que você vai gostar
Nome: Etoxietano. Composto 1: Isômero de função. CH3 — CH2 — CH2 — CH2 — OH Função: Álcool. Nome: butan-1-ol.
CH3-O-CH (CH3) CH2CH3: 1-metóxi-1-metil-propano.
INPM significa Instituto Nacional de Pesos e Medidas e o °INPM observado nos rótulos indica uma relação percentual de massa. GL é a abreviação de Gay-Lussac e o °GL observado nos rótulos refere-se a uma relação percentual de volume. Assim, quanto maior a graduação, maior a quantidade percentual de álcool.
• CH3 – CH = CH – CH3
Na nomenclatura dos alcenos ramificados, a contagem de carbonos é feita a partir da extremidade mais próxima da ligação dupla, sendo que a cadeia mais longa é a principal e é aquela que contém a ligação dupla.
Os alcadienos, também conhecidos como “dienos”, são classificações de hidrocarbonetos – elementos formados apenas por moléculas de carbono e hidrogênio, com estrutura de cadeia aberta, composta por duas ligações duplas de átomos de carbono.
- CH3CH3 - etano (2 átomos de carbono, ligação simples na cadeia, função hidrocarboneto); - CH2CH2 - eteno (2 átomos de carbono, ligação dupla na cadeia, função hidrocarboneto); - CHCH - etino (2 átomos de carbono, ligação tripla na cadeia, função hidrocarboneto);
O grupo funcional dos álcoois abrange os compostos orgânicos que possuem o grupo hidroxila (OH) ligado a um carbono saturado.
Monoálcool: classificação dada a alcoóis que possuem apenas uma hidroxila ligada. Diálcool: álcool que possui duas hidroxilas ligadas à cadeia carbônica. Triálcool: este álcool conta com três hidroxilas em sua cadeia. Álcool de cadeia aberta: a cadeia que forma este álcool é linear, ou seja, não forma ângulos.
Etil-propil-cetona.
A nomenclatura oficial dos éteres é feita da seguinte forma: Prefixo que indica o número de carbonos do menor radical + OXI + radical nome do hidrocarboneto correspondente ao maior radical.
Ele refere-se a PESO/MASSA, ou seja, uma solução de 1 kg de álcool 70°INPM tem 700 g de álcool. GL significa Gay-Lussac, professor de química que criou uma lei volumétrica. Essa escala de medida se refere a VOLUME, ou seja, em 1 L de álcool 70°GL tem 700 ml de álcool.
Elas se referem ao grau alcoólico da solução, sendo GL a abreviação de Gay-Lussac (físico e químico francês Joseph Louis Gay-Lussac, 1778 - 1850) e INPM, de Instituto Nacional de Pesos e Medidas. Quando acompanhada do sinal “°” nos rótulos, o °GL é a relação percentual do volume e °INPM, a relação percentual de massa.
O álcool 70º INPM representa a fração ou percentual em massa ou em peso (%p), sendo que a abreviatura INPM significa Instituto Nacional de Pesos e Medidas. Esse mesmo produto pode ser apresentado como álcool 77°GL que é a fração em volume ou percentual em volume (%v), e GL significa Gay Lussac.
f) h2c=ch-ch-ch2: Cada carbono deve fazer 4 ligações. O último carbono está com 3. A fórmula deve estar errada. Assim, o H3c-ch2-ch2-ch3 é o Butano, o H2c=ch2-ch2-ch3 é o But-1-eno, o Hc ≡c-ch2-ch2-ch3 é o Pent-1-in-o e o h3c-ch2-ch2-ch2-c ≡c-ch3 é o Hept-2-ino.
Éter é uma função orgânica oxigenada, isto é, apresenta o elemento químico oxigênio, além de carbono e hidrogênio. Essa função possui como principal característica estrutural a presença de dois radicais orgânicos ligados a um átomo de oxigênio.
Os alcinos são hidrocarbonetos que possuem tripla ligação entre átomos de carbono. São conhecidos também como hidrocarbonetos etínicos ou hidrocarbonetos acetilênicos. A fórmula geral dos alcinos é: CnH2n – 2, e o primeiro membro é o etino (C2H2).
Os compostos orgânicos se diferenciam dos inorgânicos por apresentarem átomos de carbono distribuídos em cadeias e/ou átomos de carbono ligados diretamente a hidrogênio. As principais funções orgânicas são: cetonas, aldeídos, ácidos carboxílicos, alcoóis, fenóis, ésteres, éteres, aminas, haletos e hidrocarbonetos.
A isomeria de função, também denominada de funcional, é aquela em que os compostos se diferenciam por pertencerem a grupos funcionais diferentes. A isomeria plana ou constitucional é aquela em que dois ou mais compostos possuem a mesma fórmula molecular, porém, diferenciam-se em algum aspecto de sua fórmula estrutural.
Como consertar cabo USB sem solda?
Quem não pode fazer jejum intermitente?
Como recuperar arquivos corrompidos no Windows 7?
Como saber se ele é de confiança?
Qual é o nome do fungo que aparece no pão?
Como manter a qualidade dos óvulos?
Como atualizar o Visualizador de fotos do Windows 7?
Em que contexto histórico Montesquieu editou a obra O Espírito das Leis?
Como repetir cabeçalho no LibreOffice Calc?
Quem é responsável pela rede de esgoto?
Como fazer a asa do Minecraft?
Como dividir o cabelo para fazer trança?
Como reparar o Windows 7 quando não inicializa?
Quanto custa a passagem de Brasília para Goiás?
Quanto custa para entrar no Jardim Botânico de Curitiba?
Como podem ser classificadas as relações Intraespecíficas?