Em 1994 surgiram diferentes lojas online, que iam de bancos a lojas da Pizza Hut. Para garantir que as transacções estivessem protegidas, os dados eram sempre trocados com recurso à encriptação. As compras on-line são uma das maneiras mais práticas para aquisição de bens, bem como da avaliação de serviços.
O e-commerce nasceu em meados de 1970 nos Estados Unidos, como troca de arquivos de solicitações de pedidos. No Brasil temos registros do primeiro e-commerce de uma grande livraria em 1996, porém muitas pessoas acreditavam que havia surgido em 1999 com o site Submarino.
Entre os anos de 1995 e 2000, com a liberação do Ministério Público para utilização da internet com fins lucrativos, nascem as primeiras lojas virtuais conectadas à internet.
Antes e depois da internet. Em um passado considerado próximo, todas as compras eram feitas apenas pessoalmente. Aliás, é importante destacar que as lojas ganharam formatos semelhantes com os atuais por volta de 200 anos atrás. Antes disso, os comércios eram como padarias e armazéns simples e rústicos.
Enfim, o primeiro de verdade
Em 1994, foi criado o site NetMarket, por jovens formandos da universidade britânica LSE. Entre eles, o proeminente Daniel Kohn. O jornal NYT atesta que a primeira transação online foi feita pelo site.
25 curiosidades que você vai gostar
O Big Bang do e-commerce no mundo ocorre em 1979, quando o inventor inglês Michael Aldrich (1941-2014) usa uma linha telefônica e um televisor adaptado para criar o primeiro sistema de compras online de que se tem notícia, o qual serviria para comércios do tipo B2C e B2B.
Entre 1971 e 1972, estudantes de Stanford, na costa oeste dos Estados Unidos, teriam usado a rede para entrar em contato com estudantes do MIT, na costa leste, e comprar maconha.
As compras de alimentos como feijão, farinha e milho eram feitas, a granel, em quitandas, feiras, empórios e uma infinidade de armazéns de secos e molhados que existiam espalhados pela cidade. Os fregueses entravam nessas chamadas vendinhas e escolhiam o produto que ficava exposto em sacos abertos.
Historicamente, fala-se que o comércio surgiu a partir dos processos de trocas na antiguidade, quando determinados grupos trocavam suas produções por outros objetos de interesse. E a ideologia do comércio é justamente esta, trocar uma coisa por outra. Atualmente, trocamos produtos e serviços por dinheiro.
O conceito de supermercado surgiu na década de 1930, nos Estados Unidos. Até então, os produtos eram comercializados em casas segmentadas, fossem do ramo alimentício, de higiene pessoal ou produtos de limpeza, entre outros.
Em 1888, mais de um século antes do surgimento da internet, o norte-americano Richard Sears começou a vender produtos à distância através de um sistema de catálogos. A ideia era simples porém brilhante: atender as regiões mais remotas do país sem abrir lojas físicas ou viajar com os produtos em si.
E-commerce significa electronic commerce, que quer dizer comércio eletrônico na tradução do inglês. O termo refere-se às transações comerciais realizadas pela internet – via computadores, celulares e tablets – e também aos sites de venda de marcas próprias.
O e-commerce no Brasil teve aumento de 73,88% no ano de 2020, quando comparado a 2019, segundo dados do indicador de consumo MCC-ENET. Já para o ano de 2021, as previsões são de 26% de crescimento.
E-commerce (ou “comércio eletrônico” em português) é uma modalidade de comércio onde os negócios e transações financeiras são realizadas via dispositivos e plataformas eletrônicas, como computadores, tablets e smartphones.
O sistema de trocas, que é considerada a primeira forma de comércio, era local. Isso quer dizer que apenas as pessoas de uma determinada comunidade realizavam essas trocas.
Veja abaixo quais são os principais tipos de comércio:Comércio varejista. ... Comércio atacadista. ... Comércio independente. ... Comércio integrado. ... Comércio especializado. ... Comércio exterior. ... E-commerce e comércio eletrônico. ... Franchising ou franquia.
Os primeiros grupos familiares usaram sementes de trigo, abundantes na natureza e fáceis de transportar. ... Essas sementes serviam como uma espécie de moeda. Desse modo, o comércio ficou mais fácil e dinâmico e, com o passar do tempo, as trocas comerciais deixaram de ser diretas.
Como foi o Escambo no Brasil? No Brasil, logo após a chegada dos portugueses, utilizou-se o escambo na terra tupiniquim. Na época os índios trocavam pau-brasil por utensílios domésticos. Ou seja, cortavam e transportavam a madeira e em troca recebiam utensílios como espelhos, facões, perfumes ou aguardente.
Na Antiguidade, há milhares de anos, antes que existisse “dinheiro”, seja na forma de moedas, cédulas ou documentos que acertassem determinado crédito, as transações comerciais ocorriam por meio da troca de mercadorias — ou o famoso escambo. Esse método era mais que suficiente para as culturas de então.
A primeira pessoa a comprar em um e-commerce
Jane Snowball, foi pioneira no mundo quando decidiu fazer uma compra pela internet a partir de sua própria casa, em Junho de 1984. Isso aconteceu anos antes da world wide web se popularizar.
Nos Estados Unidos, o primeiro e-commerce foi o marketplaces de livros Book Stacks Unlimited que começou no BBS em 1992 e se transferiu para o www em 1994.
Como citamos logo no começo do artigo, o e-commerce surgiu em meados de 1960, nos Estados Unidos. No início seu foco principal era a troca de arquivos de solicitações de pedidos, ou seja, apenas mostrar ao dono da empresa que o cliente tinha interesse em solicitar determinado produto para compra.
O e-commerce no Brasil bateu recorde de vendas no primeiro semestre de 2021, atingindo R$ 53,4 bilhões, crescimento de 31% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Após um ano e meio de pandemia, a expansão do e-commerce no Brasil teve números expressivos em 2021, totalizando quase 1,59 milhão de lojas online, 22,05% a mais do que em 2020, quando o comércio digital saltou 40%. A variação indica que, na média, no último ano, 789 novas lojas online foram criadas por dia no Brasil.
Com o crescimento das vendas online no último ano, em meio a pandemia, a lista com os maiores e-commerces do Brasil ficou assim:Mercado Livre.Americanas.Magazine Luiza.Amazon.Casas Bahia.
Como funciona a plataforma ProEnem?
Como funciona a Nota de Empenho?
Como ficou depois da revolução russa?
O que é sem Co-participação em plano de saúde?
Como se chama o processo de entrada e saída de elementos na célula?
O que acontece com o homem quando surge a Renascença?
Como funciona o sistema de doação de órgãos no Brasil?
Qual as formas nominais do verbo?
Como ficou a situação da França após a ocupação nazista?
Quanto tempo dura um animal empalhado?
Como por capas nos destaques do Instagram?
Quem ganhou a última luta de Mike Tyson?
O que é processo administrativo Receita Federal?
Como preencher carta de autorização de pagamento de crédito sinistro?
Como ficou a situação do povo indígena após a Marcha para o Oeste?
O que escrever na carteira de trabalho na demissão?