A primeira descrição reconhecível de tifo foi dada em 1083 na Itália. Só em 1546 é que o famoso médico de Florença, Girolamo Fracastoro (o primeiro médico a defender os germes como causa das doenças), descreveu a doença em termos científicos. Em 1909, Charles Nicolle identificou o piolho como vetor da doença.
O tratamento para o tifo é feito de acordo com a orientação médica, sendo normalmente indicado o uso de antibióticos, como a Doxiciclina, por exemplo, por cerca de 7 dias.
O tifo epidêmico foi durante muito tempo uma causa importante de epidemias mortíferas na Europa e Ásia. Focos da doença existem hoje em muitos países da Ásia, África, regiões montanhosas do México, e América do Sul e Central.
A febre tifoide é uma condição médica relativamente grave e rara, que é causada pela bactéria Salmonella enterica typhi. A febre tifoide também pode ser chamada somente de “tifo”. A febre tifoide é transmitida por meio da ingestão de água ou de alimentos que estejam contaminados com a bactéria.
Essa doença, hoje, é bem mais rara. Houve uma grande epidemia antes do início da Segunda Guerra Mundial, mas, atualmente, ela está mais controlada devido ao tratamento eficaz e a eliminação dos vetores (parasitas).
Quando marchou com meio milhão de soldados para invadir Moscou e voltou com apenas 3 mil, estima-se que pelo menos 20% das mortes aconteceram pela doença. No fim da 1ª Guerra Mundial, uma epidemia se alastrou desde a Sibéria até a Polônia, infectando mais de 20 milhões de pessoas e matando 3 milhões.
Vacinas. As vacinas (vivas ou inativadas) que imunizam contra o tifo epidêmico existem, mas não são facilmente encontradas. Quanto ao tifo murino ou endêmico, ainda não existe vacina eficaz contra a doença.
Prevenção de Tifo
Tifo epidêmico é uma doença por riquétsia causada por Rickettsia prowazekii e disseminada por piolhos do corpo. As pessoas com tifo epidêmico têm febre, dor de cabeça intensa e exaustão extrema, seguida por uma erupção cutânea quatro a seis dias mais tarde.
O modelo de Stone sugere que cerca de 100.000 pessoas contraíram tifo durante esse tempo, muitas não relatadas, e teve um grande papel nas 80.0.000 mortes que sua equipe também suspeita que ocorreram em 1941, juntamente com a fome.
El tifus no se transmite de persona a persona como un resfriado o la gripe. Son las criaturas como pulgas, piojos, ácaros y garrapatas quienes suelen ser portadores de una cepa única del tifus. Ellos infectan a los humanos mediante su picadura.
Fiebre que comienza baja, va aumentando a diario y puede llegar a los 104,9 °F (40,5 °C) Sin tratamiento, es posible que te ocurra lo siguiente: Que quedes inmóvil y exhausto, con los ojos entreabiertos en lo que se conoce como estado tifoideo
Las personas con tifus grave pueden también presentar pequeñas zonas de sangrado dentro de la piel. A menudo, el diagnóstico se basa en un examen físico e información detallada acerca de los síntomas. Es posible que le pregunten si recuerda haber sido mordido por pulgas.
Algunos estudios han encontrado que las tasas de resistencia de la Salmonella typhimurium son de alrededor del 35 por ciento. La causa de la tifoidea es la bacteria S. typhi y se transmite a través de los alimentos, las bebidas y bebiendo agua contaminada con materia fecal infectada.
Quanto tempo dura a dor de uma pancada na cabeça?
Quais os males da puberdade precoce?
Como verificar a veracidade de uma nota fiscal?
Como saber se a comida foi pro pulmão?
Quantos amperes tem uma lâmpada de 12 W?
Como saber se tem níquel na panela de inox?
Como ocorre a pseudociese em coelhas?
Como identificar uma parede com infiltração?
Faz mal comer batata germinando?
Pode usar óleo em panela antiaderente?
Em qual das funções Quadráticas a concavidade da parábola é voltada para baixo?
Como saber se a pasta térmica é boa?
Como saber quando um número e racional?
Como saber se a pedra na bexiga está saindo?
Como limpar janela branca encardida?
Qual é a época de reprodução da calopsita?
Como é possível saber se uma palavra é escrita com X ou CH?