As principais consequências da puberdade precoce são: transtornos psicológicos e de comportamento; maior risco de abuso sexual; baixa estatura quando adulto; maior risco de obesidade, hipertensão, diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, acidente vascular cerebral e certos tipos de câncer - atribuído à exposição ...
A puberdade precoce é a maturação sexual que começa antes dos nove anos de idade nos meninos ou antes dos oito anos de idade nas meninas. A causa da puberdade precoce é frequentemente desconhecida, mas ela pode ser causada por anomalias estruturais ou tumores no cérebro.
Aparecimento das mamas, evolução dos testículos, surgimento de pelos na região pubiana e nas axilas, elevação da oleosidade da pele, acne, mudança de voz nos meninos e primeira menstruação nas meninas.
Há formas naturais de retardar a menarca, como praticar exercícios intensos, ter uma alimentação pouco calórica e dormir direito. Outras maneiras envolvem o uso de medicamentos, como progesterona, para impedir a ovulação, ou bloqueadores de gonadotrofina, responsável por disparar a fabricação de hormônios sexuais.
Puberdade precoce é o início da maturação sexual antes dos 8 anos de idade nas meninas ou 9 anos nos meninos.
A puberdade é considerada precoce quanto os sintomas surgem antes dos oito anos (ou antes dos nove, no caso dos meninos), ou a menarca surge antes desse intervalo de dois anos.
São diversas as possíveis causas da puberdade precoce, dentre elas estão as de origem familiar - se um dos familiares, tanto do lado materno como paterno, foi diagnosticado com puberdade precoce e apresenta o gene -, idiopática (sem causa aparente) ou orgânica, como tumores e meningite, por exemplo.
Puberdade precoce no menino. A puberdade precoce masculina é caracterizada pelo desenvolvimento dos testículos, presença de pêlos no rosto e alteração da voz e do comportamento antes dos 9 anos de idade. Ela pode ser de causa central, isto é, causada por uma falha no sistema nervoso central e pode ser tratada com a toma de medicamentos.
Diagnóstico de Puberdade precoce O diagnóstico de puberdade precoce é feito por meio da avaliação clínica, com um exame físico completo e dados da história da criança e da família - quando começaram a aparecer os primeiros sinais, estatura dos pais, histórico familiar de puberdade precoce ou outras doenças endócrinas, etc.
O tratamento da puberdade precoce periférica (ou seja, que pode ter origem em diversas partes do corpo) deve levar em consideração a causa. Ele poderá ser feito com medicamentos ou mesmo com cirurgias, no caso, principalmente, de tumores.
Como podemos compensar um erro sistemático?
Como distribuir incidente de cumprimento de sentença?
Qual o objetivo do jogo de taco?
Como calcular a energia mecânica do sistema?
Como pintar cabelo branco na sobrancelha?
Qual é a definição de conhecimento científico?
Como é a estrutura do centro cirúrgico?
Qual tinta ideal para pintar copo de vidro?
Qual é a parte central do nosso esqueleto?
Como fazer pesquisa de preço no Comprasnet?
Que cor de esmalte passar em unhas curtas?
Como calcular pensão alimentícia para 2 filhos de mães diferentes?
Como pode ser construída a Pedagogia do Oprimido?
Qual a diferença da pílula de 21 e 28 dias?