Kishimoto (1993), afirma que os jogos foram transmitidos de pais para filhos: “A tradicionalidade e universalidade dos jogos assenta-se no fato de que povos distintos e antigos como os da Grécia e Oriente brincavam de amarelinha, de empinar papagaios, jogar pedrinhas e até hoje as crianças o fazem quase da mesma forma.
Os primeiros registros que se têm da brincadeira estão no livro chinês Wuzazu, escrito durante a Dinastia Han, entre os anos 206 a.C e 220 d.C. No século 17, o jogo com os elementos que conhecemos hoje já era popular na China e no Japão, e no século 20 já havia se espalhado pelo mundo.
Há evidências que revelam que o lúdico é utilizado desde a antiguidade por alguns povos como fenícios e os egípcios. Através de escritas e criptogramas deixados pelos egípcios podemos conhecer alguns de seus jogos, mostrando também que alguns jogos retratavam aspectos culturais de alguns povos.
A arqueologia registra a presença de competições e jogos desde 2600 a.C.. Os jogos são elementos universais em todas as culturas humanas. O jogo Real de Ur, Senet, e Mancala são alguns dos mais antigos exemplares. O jogo do tavolado é o mais antigo jogo ao qual há referência, em Portugal.
Por todos os séculos XVI, XVII, XVIII, os negros africanos entraram no Brasil para substituir o trabalho indígena, as crianças africanas aqui chegadas no século XVI encontraram no Brasil as condições necessárias para reproduzirem seus jogos e brincadeiras (apud MOURA, 2011).
29 curiosidades que você vai gostar
Os jogos populares são transmitidos pela oralidade, sendo desconhecida sua origem, e foram provenientes de fragmentos de romances, poesias, mitos e rituais religiosos. Logo, foram transmitidos de geração em geração, através do conhecimento empírico e permaneceram presentes na memória infantil.
Os jogos e brincadeiras tiveram ao longo da história um papel primordial na aprendizagem de tarefas e no desenvolvimento de habilidade social, necessário às crianças para sua própria sobrevivência. ... Os jogos estão na imitação que surge da preparação reflexa no simples prazer das crianças.
William A. Higinbotham criou um dos primeiros videogames, Tennis for Two (“tênis para dois”), em 1958. O primeiro jogo de fliperama chamou- se Computer Space e foi lançado em 1971. Logo outros jogos de sucesso surgiram, como Pong, Invasores do espaço e Pac-Man.
História. Existem registros de jogos de tabuleiro há cerca de 5000 anos em civilizações como Egito e Mesopotâmia. Apesar de ser difícil datar qual foi ou quais foram os primeiros jogos da humanidade, o jogo Mancala se apresenta como um dos mais antigos, com mais de 7 mil anos de existência.
Como saber se o teste de gravidez positivo?
Quando se aplica a Súmula 377 do STF?
Quanto tempo a sobrancelha fica descolorida?
Qual a população da Amazônia Legal?
Quem decreta sigilo no inquérito policial?
Qual é a Bíblia mais antiga do mundo?
Quem é mais forte Superman ou espectro?
Qual o critério para aplicação de calcário em cobertura?
Quanto tempo a empresa tem para dar baixa na carteira de trabalho digital?
Quem já ganhou os 4 Grand Slams no mesmo ano?
Quais os direitos de uma pessoa separada?
Como é a distribuição do medicamento após ele ter penetrado na corrente sanguínea?
Qual vai ser a noite mais longa do ano?
Pode executar débito de mais de 10 anos?
O que significa Isaías 61 1 3?
Quem pode usar placa verde e amarela?