Júlio César (100 ai 44 a.C.) introduziu o calendário de 365 dias sem alterar os nomes dos meses. De março a dezembro, os meses receberam seus nomes durante o século VII. Julho e agosto foram rebatizados posteriormente. Os nomes de janeiro e fevereiro foram dados por seu criador, Numa Pompílio.
Os Sumérios (povo residente na mesopotâmia) chegaram a elaborar um calendário, que dividia o ano em 12 meses de 30 dias, sendo que os dias eram divididos em 12 períodos (que equivalem a duas horas), e dividiam cada um destes períodos em 30 partes (aproximadamente 4 minutos).
Origem romana
A grande maioria dos nomes apresentados a cada mês do ano foi originada em Roma, na construção do primeiro calendário romano. Esse calendário foi desenvolvido por Rômulo, em 753 a.C.. Inicialmente, apenas 10 meses compunham o calendário. E o mais interessante: o ano começava no mês de março!
Foram os egípcios de Alexandria que, há mais de 2.200 anos, tiveram a idéia de, a cada quatro anos, adicionar um dia a mais ao calendário, para compensar as seis horas restantes (um arredondamento das 5h48m46s). Dá um dia certinho, que a cada quatro anos aparece na folhinha como o dia 29 do mês de fevereiro.
SETEMBRO, OUTUBRO, NOVEMBRO e DEZEMBRO
Esse era o sétimo mês do primeiro calendário romano, antes da reforma de Pompílio. “Outubro” vem do latim octo, ou oito. Era o oitavo mês antes da reforma de Pompílio. “Novembro” vem do latim novem e “dezembro” vem do latim decem, ou dez.
42 curiosidades que você vai gostar
Na época do imperador Numa Pompílio, ainda no século VII a C., a contagem estava 51 dias atrasada com relação ao início das estações. Pompílio criou então mais dois meses – janeiro e fevereiro e o ano passou a ter 354 dias.
Fevereiro Roxo é o mês de conscientização sobre as doenças: lúpus, fibromialgia e mal de alzheimer. O Fevereiro Laranja, por sua vez, conscientiza sobre a leucemia. O Março Azul traz o debate sobre a prevenção ao câncer colorretal. Abril Verde significa a conscientização sobre a importância da segurança no trabalho.
O ano começava em março e terminava em fevereiro, sendo que os meses tinham 29 ou 30 dias. Fevereiro, que era considerado de mau agouro por ter seu nome derivado de Februus, deus etrusco da morte, ficou com apenas 28 dias.
O nome do oitavo mês, Sextilis, mudou para Augustus (agosto), em honra ao então imperador César Augusto. No entanto, como Augustus tinha somente 30 dias, enquanto julho tinha 31, o imperador determinou que seu mês tivesse mais um dia. Para isso, retirou do mês de fevereiro, ficando esse com 28 dias.
Dezembro é o décimo segundo, e último, mês do ano, mas o seu nome tem na raíz da palavra um 10 e não um 12. Isto porque o calendário romano tinha 10 meses e ia, inicialmente, de março a dezembro. ... Este calendário, depois, foi alterado e o ano “aumentou” mais 2 meses e ficou com 12.
Você sabia que a maioria dos nomes dados aos meses do ano tem origem no primeiro calendário romano, criado por Rômulo, em 753 a.C.? Esse calendário possuía apenas dez meses, sendo o primeiro deles o mês de março. ... Tempos mais tarde, optou-se pela troca de alguns nomes, a fim de homenagear o imperador César Augusto.
Maio se chama maio porque se inspirou na mitologia grega. Nascido no Hemisfério Norte, onde o inverno mata gente, bichos e plantas de frio, maio se identifica com a primavera. As comemorações que se faziam depois da neve reverenciavam Maia e Flora — deusas relacionadas ao crescimento de plantas e flores.
Os babilônios, povo que viveu entre 1950 a.C. e 539 a.C., na Mesopotâmia, foram os primeiros a marcar a passagem do tempo. Ao construir o relógio de sol, dividiram o dia em 12 partes e depois em 24, que são as horas que usamos até hoje.
O calendário juliano foi organizado pelo sábio Sosígenes de Alexandria, no ano 46 a.C.. O nome é uma homenagem a Julio César, na altura pontífice máximo da República Romana, a quem competia a tarefa de decidir quando se introduziam os meses intercalares no calendário romano tradicional, um calendário lunissolar.
As pesquisas indicam que o primeiro calendário surgiu na Mesopotâmia, por volta de 2700 a.C., provavelmente entre os sumérios, e foi aprimorado pelos caldeus. O calendário possuía 12 meses lunares (entenda o sistema Sol-Terra-Lua), de 29 ou 30 dias, e serviu de base para o adotado pelos judeus (acima, à esquerda).
Tudo começou por volta do século 6 a.C., quando o rei Tarquínio reformulou o calendário romano, adicionando mais dois meses – até então eram apenas dez – à folhinha: janeiro e fevereiro. Ele fez isso, pois o novo calendário passou a se basear nas mudanças de fase da Lua, totalizando um ano de 355 dias.
A inclusão de um dia foi feita para aproximar o calendário ao movimento de translação da Terra, tempo que o planeta leva para dar a volta no Sol, que é de 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 46 segundos. Essas horas que ultrapassam os 365 dias são compensadas a cada quatro anos, no dia 29 de fevereiro.
No dia 30 de fevereiro!”. A grande maioria das pessoas já fez piada com essa data, já que ela não existe. Oficialmente, o mês de fevereiro tem 28 dias, “ganhando” 1 dia extra a cada quatro anos para ajustar o calendário com a translação da Terra.
Um ano é o tempo aproximado de uma volta da Terra em torno do Sol. Já a origem dos meses está nos ciclos da Lua. ... Como a divisão de 365 dias por 12 não é exata, alguns meses ganharam 30 dias e outros 31. Foram tomados alguns cuidados, como manter cada mês com as quatro fases da Lua completas.
Culpa do ego dos imperadores romanos
Mas, em 46 a.C., sob o governo de Júlio César, houve uma mudança significativa: o calendário passou a se basear no ciclo solar. Os meses, então, mudaram todos para 30 ou 31 dias, somando 365 no período de um ano.
Confira:Janeiro branco. O objetivo é conscientizar sobre Saúde Mental. ... Fevereiro roxo. O objetivo é conscientizar sobre Alzheimer. ... Março lilás. ... Abril azul. ... Maio roxo. ... Junho vermelho. ... Julho amarelo. ... Agosto laranja.
MAIO - Amarelo / Vermelho: O quinto mês do ano é destinado à prevenção de acidentes de trânsito. Já o "Maio Vermelho" tem como objetivo principal informar sobre a hepatite. JUNHO - Vermelho: O laço vermelho do sexto mês do ano é indicativo para a importância de doar sangue.
O mês de setembro chegou e com ele o movimento NoFap September voltou à tona. Iniciada em 2009, a mobilização visava à realização de um desafio: evitar a prática de masturbação e consumo de pornografia compulsivos nos 30 dias do mês de setembro, o que motivou repercussão nas redes sociais.
Por volta de 713 aC, o sucessor semi-mítico de Romulus, rei Numa Pompilius, deveria ter adicionado os meses de janeiro e fevereiro, de modo que o calendário cobria um ano lunar padrão (354 dias).
Os romanos
Para os antigos romanos, janeiro era importante porque era o mês consagrado ao deus Janus (daí vem Ianuarius, que significa janeiro em latim). Na mitologia romana, Janus é o deus de duas faces, dos começos e dos fins, das transições.
Quais as formas de governo que o Brasil já teve?
Qual a estrutura do cristalino?
Como congelar a babosa para usar depois?
Quais são os esportes paralímpicos coletivos?
Quais são os componentes da demanda agregada?
Onde fica a ilha da Vivi Wanderley?
Quem pode ser autor de habeas data?
Qual é o período fértil após a menstruação?
Quais os melhores cursos rápidos?
Qual o artesão de violino mais famoso?
Qual foi o primeiro modo de vida da civilização?
Qual o valor da causa em ação de indenização por danos morais?
Quantas vezes por ano posso viajar para a Europa?