O teatro renascentista foi aquele produzido durante o período do Renascimento, que teve início na Itália no século XV. Diferente do teatro medieval, que possuíam um caráter mais religioso, o teatro renascentista apostou no teatro popular de caráter cômico e burlesco e na exploração de variados temas.
Como o nome já se refere, o teatro renascentista foi aquele produzido durante o período do Renascimento, do século XV até o início do XVII, tendo início na Itália, e se espalhando na sequencia pela Inglaterra, França e Espanha.
E na Itália o teatro era reservado as elites, enquanto na Inglaterra, príncipes, nobres e camponeses podiam assistir e se deleitar com o teatro. O teatro elisabetano tem esse nome por ter surgido em boa parte do reinado de Elizabeth I. Era feito em lugares improvisados e abertos e era "acessível" a todos.
Os gêneros desenvolvidos e propostos foram a comédia, a tragédia, o drama pastoral e, só mais tarde, o melodrama, que teve considerável influência no teatro europeu do século. Mas também continuou na tradição medieval da representação sagrada, que teve muitos expoentes, mesmo durante o Renascimento.
O Teatro Elisabetano corresponde ao tetro produzido durante o reinado de Elisabeth I da Inglaterra, de 15, tendo como seu grande expoente William Shakespeare. Inspirados nos circos da época, os teatros elisabetanos inicialmente eram improvisados ao ar livre. ...
É um espaço fechado em que o público o circunda por três lados. A estrutura do teatro elisabetano, em geral, é circular, hexagonal ou octogonal e caracteriza-se por um edifício em um grande pátio, com o palco localizado ao fundo. O mais utilizado, entretanto, é o palco italiano.
Além do figurino colorido de seus personagens, a commedia dell'arte possuía uma característica muito peculiar: o uso de máscaras. Geralmente, os que não utilizavam máscaras eram os enamorados.
Características - Ao contrário dos atores do teatro medieval, o teatro renascentista era composto por atores profissionais: alguns especializados em papéis trágicos e outros em papéis cômicos. Como não eram membros de uma guilda, foram colocados sob o patrocínio da realeza.
No teatro renascentista, as cenas solenes da tragédia eram muitas vezes intercaladas com interlúdios: canções e danças tiradas de obras satíricas greco-romanas. Esses interlúdios acabaram se tornando o baile de máscaras na Inglaterra, a ópera na Itália e o balé na França.
As principais características do teatro desenvolvido durante o período da renascença são: 1 Antropocentrismo humanista 2 Textos improvisados 3 Linguagem coloquial 4 Caráter popular e cômico 5 Temas diversificados More ...
O crescimento das cortes de reis e de salões de nobres levou as pessoas a apreciarem o teatro como diversão. No final da Idade Média e início do Renascimento foram criadas as companhias de artistas, os teatros privados e os públicos.
Quais são os ataques de Madara?
Qual o melhor teste para avaliar a função renal?
Quanto tempo vale o comunicado de venda?
Qual a diferença de credor quirografário é credor pignoratício?
Como identificar uma derivação imprópria?
Como saber se a caixinha do fone Bluetooth está carregada?
Como fazer um Pix para conta poupança?
Como os óleos essenciais agem no organismo?
Porque Cubatão foi considerada a cidade mais poluída do mundo?
O que são aglutininas quais tipos existem?
Quantos metros de vísceras tem um ser humano?
O que fazer no sabado a noite?
Como apagar para todos depois de ter apagado para mim?