SEPARAÇÃO. Separe o lixo seco (reciclável) do lixo úmido (orgânico e comum) utilizando latões diferentes. Caso disponha de espaço, utilize sacos de plástico para cada um dos materiais recicláveis: vidro, plástico, metal e papel.
Devemos separar todo o material que pode ser reciclado do que não pode, ou seja, vidros, papéis, plásticos e metais devem ser colocados em outro saco ou container de lixo. É importante lembrar que o lixo orgânico não deve ser colocado junto do lixo reciclável apesar de também pode ser reutilizado.
Saiba como separar o lixo para reciclagem de maneira correta
Como separar o lixo?
– Coleta seletiva: além de separar o que é reciclável do que não é, quando possível, separe em recipientes de cores diferentes: papel, plástico, vidro, metal, lixo orgânico e materiais não recicláveis. Outras dicas: Papéis: todos os tipos são recicláveis, inclusive caixas do tipo longa-vida e de papelão.
Para ter sucesso na implantação de um projeto de coleta seletiva é importante ter planejamento, verificar e promover parcerias com fornecedores para reaproveitamento dos resíduos. É relevante também o treinamento periódico de educação ambiental para ter uma equipe envolvida com a causa.
Para o correto armazenamento não misture os resíduos recicláveis com os orgânicos. Os resíduos recicláveis devem ser lavados e secados antes de armazenar. Papéis devem estar secos e não podem ser amassados, somente dobrados. Os resíduos de vidro devem ser colocados em uma caixa para evitar acidentes.
Como já explicamos algumas vezes em nosso site, a reciclagem é o processo de transformação dos resíduos sólidos – ou seja, do lixo – que envolve a alteração de suas propriedades físicas, físico-químicas ou biológicas a fim de transformar esses materiais em matéria-prima ou novos produtos.
- Não misture lixo orgânico com recicláveis: O primeiro passo para começar a separar o lixo é separar as sobras de alimento, como cascas de legumes e frutas, do lixo reciclável. Coloque plásticos e metais em um saco e as sobras em outro.
Tipos de resíduos orgânicos recomendados no reaproveitamento a partir da compostagem Restos de alimentos: restos, talos e casca de verduras e frutas (menos as cítricas), cascas de ovo, borra de café podem se converter em excelentes fontes de nitrogênio;
Existem várias possibilidades de reaproveitamento desses resíduos, e a forma mais comum é através da compostagem. A compostagem pode ser realizada em escala doméstica, ou seja, reaproveitando os restos de alimentos de casa nas composteiras para consumo da própria população ou em escala industrial para a produção de fertilizante orgânico.
Resíduos frescos: podas de grama e folhas possuem alta concentração de nitrogênio. Uma boa solução é separar um espaço em que os resíduos frescos possam secar antes de serem usados, gerando uma boa economia, pois se não houver serragem, os resíduos secos são excelentes substitutos;
Muitas ideias já foram cogitadas para limpar o espaço, e a nova proposta veio do Gateway Earth Development Group (GEDG), formado por acadêmicos de universidades do todo o mundo. Enquanto algumas sugestões de limpeza incluem armas a laser e o “gari tecnológico”, da SpaceX, a ideia do GEDG é reciclar esse material.
Como apertar a tecla F12 no notebook?
Quais os três tipos de ligações?
O que é gestão do conhecimento e da informação?
Quem disse a frase O Senhor é meu pastor e nada me faltará?
Como limpar notebook com álcool?
O que acontece se passar açúcar no rosto?
Quanto custa produzir cogumelos?
Quais alimentos travam o emagrecimento?
Onde é encontrado o jacaré-açu?
Quais os marcos da filosofia contemporânea?
Como os influenciadores influenciam a formação dos jovens?
Como se lê esse número 10000000?
Que forma os impostos e os tributos são pagos?
Como lidar com a impulsividade no TDAH?