Mim e me são pronomes oblíquos da primeira pessoa do singular, assim como comigo. Esses pronomes exercem na oração a função de objeto ou complemento. O que os diferencia é o uso de preposição: me pode ser objeto direto ou indireto, dependendo da transitividade do verbo. Mim sempre vem regido de preposição.
Pronomes oblíquos átonos
Os pronomes oblíquos átonos da 3ª pessoa apresentam duas formas diferentes, dependendo do tipo de objeto que eles substituem. Caso substitua um objeto indireto (ou seja, aquele que tem preposição), utiliza-se o pronome “lhe” ou “lhes”, dependendo do número da pessoa. Veja: A criança deu o brinquedo a ele.
Os pronomes pessoais servem para substituir as três pessoas gramaticais do discurso....
Como você deve imaginar, quando falamos uma sentença em espanhol e o nosso objeto direto é masculino, devemos colocar o“lo” antes do próprio objeto. Já quando se refere a um objeto feminino, o correto é usar o“la”.
Os pronomes oblíquos átonos são aqueles que desempenham função sintática de complemento. São eles: me, te, se, o, os, a, as, lhe, lhes, nos e vos. Quando os verbos apresentarem as terminações -r, -s ou -z, os pronomes o, os, a, as assumirão as formas -lo, -la, -los, -las: Poderíamos comprá-los.
As palavras eu, tu, ele, nós, vós, eles e elas substituem nomes de pessoas e por isso chamam-se pronomes pessoais. No português distinguem-se três pessoas: a primeira é a que fala: eu escrevo; a segunda, a pessoa a quem se fala: tu escreves; a terceira, a pessoa de quem se fala: ele e ela escrevem.
Por serem pronomes indefinidos, podem ser utilizados com qualquer pessoa, seja neutro ou não, basta estar atento às funções: body / one (pessoa), thing (coisa), where (lugar). Os pronomes indefinidos que começam com some devem ser utilizados apenas em frases afirmativas.
Há mais alguns pronomes demonstrativos, formados pela combinação dos pronomes este, esse e aquele com o pronome outro: estoutro, essoutro, essoutra, aqueloutro, essoutros, estoutros. Os pronomes demonstrativos, quando se ligam a substantivos, exercem a função de adjectivos: Este canteiro é mais florido do que aquele.
No enunciado, o pronome “eu” exerce função de sujeito da oração, enquanto o pronome “te” é complemento do verbo “dizer” (dizer a alguém). Como não é necessária nenhuma preposição acompanhando o pronome “te”, trata-se de um pronome oblíquo átono.
Por que é importante preservar a natureza?
Como fazer um bom resumo para estudar?
O que fazer com a sogra intrometida?
Como é feito o piche de asfalto?
Como funciona a torre de destilação fracionada para separar os elementos do ar atmosférico?
Como testar a dureza de um metal?
Como transformar uma porcentagem em número decimal?
Como calcular subtração com denominadores diferentes?
Como mandar mensagem pra pessoa que me bloqueou no Messenger?
Para que serve ter um canal no YouTube?
Qual a probabilidade de nascer com olho azul?
Como criar músculos nas pernas?
Quais são os conceitos básicos na educação infantil?
Tem como colocar senha em uma conversa do WhatsApp?
Como ter uma boa linguagem corporal?