Cólica menstrual, ou dismenorreia, é uma dor pélvica provocada pela liberação de prostaglandina, substância que faz o útero contrair para eliminar o endométrio (camada interna do útero que cresce para nutrir o embrião), em forma de sangramento, durante a menstruação, quando o óvulo não foi fecundado.
Menstruação é a descamação das paredes internas do útero quando não há fecundação. Essa descamação faz parte do ciclo reprodutivo da mulher e acontece todo mês. O corpo feminino se prepara para a gravidez, e quando esta não ocorre, o endométrio (membrana interna do útero) se desprende.
A dor no útero normalmente é causada por uma inflamação na região e, por isso, é mais frequente durante a menstruação, quando as paredes do útero estão se alterando e é possível sentir também uma sensação de útero inchado, por exemplo.
As dores uterinas mais comuns, e que afetam cerca de 60% a 80% das mulheres em alguma fase da vida, são as relacionadas ao ciclo menstrual e que se manifestam na forma de cólicas, como a dismenorreia primária e a secundária¹.
A resposta para isso pode estar em um estudo publicado no Journal of Women s Health. A pesquisa analisou os ciclos menstruais de 3.302 mulheres e descobriu que a dor tem causa inflamatória, sendo que essa inflamação é geralmente provocada pela chamada proteína c-reativa (CRP, da sigla em inglês).
41 curiosidades que você vai gostar
Ingerir em excesso gorduras e até carne vermelha aumenta a produção da prostaglandina, a substância responsável por provocar contrações. “Bebidas com cafeína, em excesso nesse período, também aumentam a irritabilidade e a oscilação de humor”, alerta o docente Dziedricki.
1 - Calor local. O uso de bolsa de água quente ajuda a tratar a cólica menstrual e suas dores. ... 2 - Escaldar os pés. ... 3 - Aposte nos chás. ... 4 - Alimentação. ... 5 - Evite fumar. ... 6 - Faça exercícios físicos. ... 7 - Descanse. ... 8 - Massagens.
O tipo mais comum de dor menstrual é a dismenorreia primária, outro nome para cólica menstrual. Sua causa principal é o excesso de prostaglandinas no útero, substâncias químicas que fazem os músculos uterinos se contraírem e relaxarem, provocando cólica, para expulsar o endométrio durante a menstruação.
Os sintomas são:Cólicas intensas durante a menstruação.Dor forte no baixo ventre durante e fora do período menstrual.Fadiga crônica, exaustão.Fluxo menstrual intenso ou fora do período.Alterações intestinais e urinárias durante o período menstrual (geralmente devido ao inchaço)Dificuldade para engravidar.
Principais sintomasCorrimento amarelado, marrom ou cinza com mau cheiro;Sangramento durante ou após o contato íntimo;Sangramento fora do período menstrual;Dor ao urinar e durante o contato íntimo;Dor na parte inferior da barriga;Sensação de inchaço na parte inferior da barriga ou no útero.
Remédios para inflamação no útero
Em caso de inflamação no útero causada por vírus ou bactérias, o ginecologista pode indicar o uso de antibióticos ou antivirais como a clindamicina, aciclovir ou metronidazol, que podem ser indicados na forma de comprimidos ou de pomada, podendo o tratamento ser feito em casa.
Ele está localizado na região inferior do abdome, na frente do reto e acima da bexiga. Esse órgão é bastante móvel, entretanto, possui vários ligamentos que garantem a sua fixação.
O crescimento progressivo do endométrio durante o ciclo menstrual ocorre de forma a preparar o útero para uma eventual gravidez, tornando-o propício a receber o óvulo recém fecundado. No momento da ovulação, o útero encontra-se até 1,0 a 1,5 cm mais espesso que o habitual.
É quando aumentam os níveis de progesterona no corpo da mulher, responsável por causar essa sensação de inchaço”. Cerca de uma semana antes da menstruação a barriga fica mais saliente e o inchaço pode durar, em média, até ao quarto dia do período, explica o médico.
Quando o colo do útero aparece baixinho, quer dizer que não estamos mais ovulando, e provavelmente estaremos prontas para menstruar!
Sintomas do câncer de colo de útero
Quando os sintomas aparecem, os mais importantes são: Sangramento vaginal especialmente depois das relações sexuais, no intervalo entre as menstruações ou após a menopausa; Corrimento vaginal (leucorreia) de cor escura e com mau cheiro.
Fique atenta às cólicas muito fortes, pois não é normal sentir dores tão intensas. Mesmo no período pré-menstrual, a cólica extremamente dolorosa indica alguma anormalidade no sistema reprodutor. As alterações podem ser doenças como endometriose, miomas, pólipos ou inflamações pélvicas².
Para aliviar a cólica em minutos, a melhor opção é fazer uma auto-massagem na região pélvica porque isso traz alívio e sensação de bem-estar em poucos minutos. A massagem pode ser realizada pela própria pessoa e dura cerca de 3 minutos.
6 truques para acabar com a cólica menstrual rápidoCompressas de água morna no abdômen. ... Tomar chá de gengibre com valeriana. ... Utilizar pontos de reflexologia. ... Fazer exercícios para as cólicas. ... Não ingerir cafeína nem álcool. ... Evitar comer doces e salgados.
Doces industrializados, bolos, pães doces e carne vermelha
Pelo aumento na ingestão de gorduras saturadas e hidrogenadas que levam a um desequilíbrio hormonal aumentando as contrações no útero e processos inflamatórios e, consecutivamente, a dor.
O que (não) deve comer durante a menstruaçãoCólicas, inchaço, fadiga, alterações de humor e “aquela vontade exagerada de comer” que muitas vezes nos leva a cometer alguns excessos. ... Fruta. ... Vegetais de folha verde. ... Gengibre e curcuma. ... Carne de frango. ... Peixe. ... Chocolate negro. ... Frutos secos.
Evite consumir doses elevadas de açúcar e sal durante a menstruação. Calorias vazias como os doces e salgados industrializados não são nutritivos e os altos níveis de açucares e sódio presentes neles aumentam a sensação de inchaço neste período. Se você estiver se sentindo triste fique longe de bebidas alcoólicas.
Mais ou menos na metade da fase folicular (logo quando a menstruação está no final) um folículo em um dos ovários fica maior que todos os folículos, com mais ou menos 1 cm (6,7).
A menstruação é o sangue que sai pela vagina devido à descamação do endométrio, a camada mais interna do útero. Considerando a fisiologia feminina, ela ocorre cerca de 14 dias depois da ovulação do ciclo anterior – ou, em outras palavras, a menstruação acontece alguns dias depois do período fértil.
A duração do ciclo reprodutivo da mulher equivale ao número de dias contados desde o primeiro dia da menstruação até o dia anterior à próxima menstruação.
Qual a melhor resposta para eu te amo?
Como faço para saber se sou obesa ou não?
Como um engenheiro pode ganhar dinheiro?
Qual a função do e em uma frase?
Como acessar o celular pelo PC com cabo USB?
Quais os melhores comprimidos para queda de cabelo?
Como está a situação ambiental do Brasil?
Qual o país que tem a maior fronteira com o Brasil?
Quem tem direito ao adicional de horas extras?
Pode colocar páprica defumada no feijão?
O que é insuficiência cardíaca congestiva direita?
Que quantidade de aveia devemos comer por dia?
Como calcular o valor de indemnização por despedimento?
Qual a definição correta do orçamento empresarial?
Qual o prazo para cumprimento do mandado pelo oficial de justiça?