As vasculites podem ser secundárias a uma doença ou agressão, ou seja, causadas por vários fatores ou agentes, sendo os mais comuns os infecciosos (bactérias, vírus, protozoários), que agem diretamente na parede do vaso.
As causas da Vasculite são desconhecidas em alguns casos, sendo conhecida como vasculite primária. Em outros pacientes, ela é conhecida como vasculite secundária, gerada por infecções, toxinas, alguns tipos de vírus e medicamentos. Somente um especialista pode definir qual tipo de vasculite o paciente tem.
Vasculite
As vasculites sistêmicas são um grupo heterogêneo de doenças de etiologia autoimune caracterizadas pela inflamação da parede dos vasos. Neste contexto, podem ser acometidos vasos de calibre variados, tais como veias, artérias, capilares ou ambos.
O diagnóstico da vasculite é feito pelo angiologista ou reumatologista e será feito após a analise do histórico de doenças da pessoa, e em alguns casos pode ser solicitado exames laboratoriais como, detecção de anticorpos anti-citoplasma (ANCA) que são anticorpos que atacam o citoplasma, exame de urina, eletrólitos, ...
Acompanhe: 1 – Fique longe do cigarro – O cigarro além de ser prejudicial a saúde como um todo pode ser causador da vasculite e deve sempre ser evitado, pois, ele deixa o seu sistema imune debilitado, facilitando assim inflamações e infecções.
29 curiosidades que você vai gostar
Na maioria dos casos, os sintomas da vasculite leucocitoclástica desaparecem após alguns meses, no entanto pode ser necessário o uso de alguns medicamentos como anti-histamínicos ou corticoides dependendo da gravidade da vasculite.
É fundamental que as pacientes com vasculites sistêmicas estejam em bom controle da doença por, pelo menos, 6 meses antes da concepção. Além disso, as medicações em uso para manutenção da remissão da doença devem ser compatíveis com a concepção e gestação.
Tabagismo: O cigarro leva a um estreitamento dos vasos sanguíneos, o que pode piorar muito os sintomas das vasculites. Além disso, pode piorar a inflamação dos pulmões e o fenômeno de Raynaud.
Das vasculites mais conhecidas podemos citar:Arterite temporal.Arterite de Takayasu.Poliarterite nodosa.Síndrome de Kawasaki.Granulomatose de Wegener.Síndrome de Churg-Strauss.Púrpura de Henoch-Schönlein.Doença de Behçet.
O PLS 319/2013 permite que pacientes com formas incapacitantes de doenças reumáticas, neuromusculares ou osteoarticulares crônicas ou degenerativas não cumpram mais o prazo de carência para receber auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez, que é de um ano.
Uma doença autoimune é um mau funcionamento do sistema imunológico, levando o corpo a atacar os seus próprios tecidos. Ainda não se sabe o que desencadeia as doenças autoimunes. Os sintomas variam de acordo com a doença e a parte do corpo afetada.
As causas mais comuns são as infecções por vírus, doenças autoimunes (como lúpus, artrite reumatoide e esclerodermia, por exemplo), reações alérgicas a medicamentos e alguns tipos de câncer, entre eles, a leucemia e os linfomas.
As causas da inflamação das artérias não são conhecidas, mas acredita-se que envolva ataques anormais às paredes das mesmas, pelo sistema imunitário (nosso sistema de defesa).
As causas de uma inflamação das veias são, na sua maioria, varizes, mas também lesões (pancadas, picadas), alergias e outros focos de inflamação no corpo, como uma amigdalite. A inflamação das veias pode afectar não só as pernas, mas também os braços e - muito raramente - outras partes do corpo (peito, pescoço, pénis).
A vasculite primária do SNC é um processo vasculítico primário dos vasos do cérebro e da medula espinal que é pouco compreendido. O reconhecimento dessa doença ocorreu em 1959, quando Cravioto e Feigin descreveram vários casos de vasculite granulomatosa não infecciosa acometendo o SNC.
Para (Pitta e Burihan, 2003) As vasculites necrosantes são doenças caracterizadas pela inflamação e necrose dos vasos sangüíneos resultando em oclusão e isquemia dos tecidos supridos pelos vasos lesados.
Como diminuir os sintomas da vasculite
Uma das formas mais eficazes de aliviar os sintomas e as dores é praticar alongamentos, hidroterapia com água quente e exercícios físicos em geral, visto que a não movimentação do corpo faz com que os quadros de dor piorem.
Corticosteroides. Na maioria dos tipos de vasculite, o tratamento inicia-se pelo uso de um corticosteroide (geralmente prednisona) para reduzir a inflamação. Os corticosteroides são ocasionalmente associados a outros imunossupressores, como azatioprina, ciclofosfamida, metotrexato ou rituximabe.
Em geral, no tratamento de Vasculite Urticariforme, fármacos anti-inflamatórios não esteroidais, fármacos citostáticos, tais como azatioprina ou ciclofosfamida, e antimaláricos podem ser benéficos. Quase todos os pacientes respondem aos corticosteroides administrados de forma sistemática.
Os pacientes com doenças autoimunes devem ser aconselhados a engravidar apenas se a doença estiver bem controlada, já que sabemos que a reativação da doença durante a gestação pode impactar negativamente tanto na saúde da mãe quanto na do feto.
Aquelas doenças que não alteram o sistema imune, como tendinites, bursites, artrose e osteoporose de maneira geral não contraindicam a doação. Porém, pacientes com doenças autoimunes, como a artrite reumatoide, lúpus e síndrome de sjogren, não podem doar sangue.
Auxílio-doença para portadores de doença autoimune
Esse benefício corresponde a uma renda mensal condizente a 91% do salário do paciente e deve ser requerido pelo site do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Ela provoca danos no revestimento do vaso, causando seu estreitamento ou obstrução. Conforme a inflamação progride, o vaso pode se fechar, cessando o fluxo sanguíneo por completo. Se não for tratada a tempo, a vasculite leva à cicatrização, necrose e morte definitiva dos vasos.
Olá. As manchas pós vasculite já tratada são chamadas de hipercromia pós inflamatória. Isto quer dizer que é uma cicatriz decorrente da grande inflamação da pele. Tem casos que isso é mais facilmente tratado com ácidos, clareadores ou alguns procedimentos em consultório.
Como foi o nascimento e a infância de Isaac Newton?
Como foi o fim da vida de Abraão?
Como foi a morte do evangelista Lucas?
Qual o objetivo de trabalhar os seres vivos na educação infantil?
Qual a importância da educação para os Direitos Humanos?
Como explicar substantivo próprio é comum?
Como trabalhar os sons dos animais?
O que é a metodologia de resolução de problemas?
Qual o objetivo de sequência lógica?
Como descobrir se o aplicativo tem vírus?
Como trabalhar Letramento Digital?
Como saber se a pedra de rubi é verdadeira?
Como saber se uma cidade e do interior?
Como saber quanto uma empresa tem em caixa?
O que significa planejar e acompanhar a produção?