O plasma, também conhecido como quarto estado físico da matéria, é formado quando uma substância no estado gasoso é aquecida até atingir um valor tão elevado de temperatura que faz com que a agitação térmica molecular supere a energia de ligação que mantém os elétrons em órbita do núcleo do átomo.
O plasma, também conhecido como quarto estado físico da matéria, é formado por uma massa de gás ionizado em altíssima temperatura. ... Embora raros, podemos citar alguns exemplos da presença do plasma, como o fogo, lâmpadas fluorescentes, televisão com tela de plasma, os raios, entre outros. Não pare agora...
Ele é criado quando um gás é superaquecido e os elétrons se rompem, deixando partículas eletricamente carregadas. ... No seu conjunto, o plasma é neutro, já que contém uma quantidade igual de partículas carregadas positiva e negativamente.
É possível encontrá-lo nas lâmpadas de neônio e nas lâmpadas de mercúrio, por exemplo. Como os plasmas são formados por partículas carregadas, eles podem produzir altos campos magnéticos, uma vez que estes são produzidos pela movimentação de cargas elétricas.
O plasma aparece naturalmente no espaço interestelar e em atmosferas do Sol e de outras estrelas. Porém, ele também pode ser criado em laboratório e pelo impacto de meteoros.
Tal gás, que agora encontra-se ionizado e condutor elétrico, é chamado de plasma. O plasma não possui uma forma ou mesmo volume definidos. No Universo, o plasma é considerado o estado mais comum da matéria comum, sendo que a maior parte está concentrada no plasma intergaláctico e também nas estrelas.