A língua surge no final da 4a semana a partir da formação de 5 saliências mesenquimais, originadas do 1o a 4o par de arcos faríngeos: a saliência lingual mediana, as duas saliências linguais laterais, a cópula e a saliência hipofaríngea. A língua é um órgão que desempenha funções fisiológicas essenciais.
Os arcos faríngeos são estruturas presentes na vida embrionária que são os precursores da face e do pescoço. As primeiras estruturas relacionadas com os arcos faríngeos surgem no embrião humano na quarta semana de desenvolvimento embrionário, através da formação de regiões salientes semelhantes a arcos.
No início da formação da boca primitiva, estomódeo ou estomodeu, a porção cefálica está fechada pela membrana faríngea. ... Posteriormente quando houver a degeneração da membrana faríngea ocorrerá entrada do líquido amniótico para o tubo digestivo em formação.
A cópula resulta da proliferação de mesênquima do segundo par de arcos branquiais, e a eminência hipobranquial, do terceiro e do quarto pares de arcos branquiais, sendo que a porção do terceiro par contribui para a parte faríngea da língua, e a do quarto par, para a epiglote.
A face inferior repousa sobre o assoalho da boca e está unida a ele por uma prega vertical chama frênulo da língua.
Eles inicialmente são seis arcos, mas o quinto arco regride antes do desenvolvimento se completar. As bolsas faríngeas são desenvolvidas do endoderma e se abre em direção às fendas faríngeas. Quatro das cinco protuberâncias da face derivam dos arcos faríngeos.
A língua constitui um sistema vivo de comunicação que privilegia a mútua compreensão e entendimento de um determinado povo. Ao adentrar-se no estudo de uma língua, estudam-se os fatos do contexto histórico, bem como os acontecimentos que promoveram, direta ou indiretamente, sua origem.
A língua possui duas funções: Órgão sensorial ... auxilia o movimento dos alimentos dentro da cavidade bucal, inicia a deglutição e participa na linguagem ...
Assim, hoje convido vocês a conhecer dois dos principais processos de formação de palavras da Língua Portuguesa: a COMPOSIÇÃO e a DERIVAÇÃO.
Ainda hoje o português é constantemente influenciado por outras línguas. É comum surgirem novos termos para denominar as novas tecnologias do mundo moderno, além de palavras técnicas em inglês e em outros idiomas que se aplicam às descobertas da medicina e da ciência.
O que significa se preocupar com tudo?
O que acontece com o limão no estômago?
Como não me perder no Aeroporto de Guarulhos?
Como se escreve o plural de João de Barro?
Como tratar o advogado na mediação?
Como se escreve Monkey em plural?
O que fazer para não se importa com o marido?
Tem atitudes que machuca mais que palavras?
Como os nutrientes são absorvidos pelo organismo?
Como para de se preocupar com os outros?
Como se produz a energia pelo lixo?
Como parar de me preocupar com o que os outros pensam?
Tem medo da opinião dos outros?
Como os mosaicos são produzidos e quais são as suas principais características?
O que acontece se eu não pagar multa da prefeitura?
Como o teclado se comunica com a CPU?
Como o movimento de rotação da Terra se relaciona com a circulação geral da atmosfera?