A técnica do mosaico se resume à junção de pequenas peças de pedra, vidro, mármore e cerâmica (ou até mesmo conchas), utilizando-se argamassa, com a finalidade de formar desenhos e preencher com eles um piso, uma parede ou a superfície de um móvel.
A principal característica do mosaico é a colocação de tesselas, pequenos fragmentos de pedras, às vezes semi-preciosas, pastilhas de vidro, seixos e outros materiais, sobre uma superfície.
Método 2 de 2: Fazendo uma máscara de mosaico de papel
Tipos de mosaicos
Os mosaicos podem ser classificados de acordo com o formato da tessela. As classificações possíveis são: mosaico regular, mosaico semirregular, mosaico demirregular, mosaico não regular, mosaico com quadriláteros, mosaico com pentágonos e mosaico aperiódico de Penrose.
Mosaico Bizantino Eram aplicados no interior das igrejas e exibiam cores intensas e materiais nobres que refletiam a luz, concedendo suntuosidade aos templos. Eram criados a partir de pequenos pedaços de pedras em cores distintas, colocados sobre cimento fresco em uma parede e que compunham, assim, um desenho.
O objetivo do desenho é preencher algum tipo de plano (geralmente, piso ou parede). É uma modalidade de arte decorativa milenar, que nos remete à Antiguidade greco-romana, quando teve seu apogeu. Na sua elaboração eram utilizados diversos tipos de materiais.
Recorte os papéis com os formatos desejados, usando a tesoura ou os próprios dedos, de acordo com efeito desejado. Marque com régua no papel colorido quadradinhos de 1 cm para facilitar na hora de cortar; Vá separando as cores diferentes de papel em recipientes, um para cada cor.
Pastilhas de Vidro e Azulejos É mais comum encontrar mosaicos feitos com pastilhas de vidro ou azulejos. Existem muitos outros materiais, como pastilhas de vidro cristal, de cerâmica e de fibra de côco. A escolha do material depende muito do custo e do resultado que você deseja.
O termo mosaico é originário de “mosaicon”, que significa musa. Essa forma de arte já existe há milênios, pois do Oriente os sumérios, por volta de sete mil anos atrás, já revestiam pilastras com cones de argilas coloridas e fixadas em massa, formando uma decoração geométrica.
Nunca o mosaico teve tanto esplendor e foi tão largamente usado no mundo como nesse período. No mundo islâmico, a arte do mosaico teve importante aplicação na ornamentação de edifícios e mesquitas. Um outro tipo de mosaico foi o de pequenas tesselas de madeira, usado para decoração de móveis, caixas e outros objetos.
O registro mais antigo da Arte do Mosaico conhecido pelo Homem foi aproximadamente em 3.500 anos A.C., na Mesopotâmia, atual região do Iraque. Esta Arte milenar atravessou eras e povos que a aplicaram em inúmeros formatos e conceitos diferentes. E chegou até os dias de hoje como uma das formas de artesanato mais difundidas do Planeta.
Hoje, entre as principais figuras do mosaico contemporâneo, destacam-se Marcelo de Melo (Brasil), Sonia King ( Estados Unidos) e Emma Biggs ( Reino Unido ).
Quanto dura um jogo de futsal?
O que a falta de zinco pode causar no organismo?
Como recuperar sms apagadas no iphone?
Quanto custa para o empregador um funcionário?
Quanto tempo demora para caducar divida de banco?
Com quanto de dilatação o bebe nasce?
Como contactar a deco por e-mail?
Como publicar textos na internet?
Com quantos anos um bebe começa a falar?