O ideal é que você prepare a leitura com antecedência para dar o devido destaque ao ritmo e à musicalidade proporcionados pelas rimas. Treine a entonação, lembrando-se sempre de que é recitando de modo expressivo que os cordelistas atraem compradores para os seus folhetos.
Linguagem coloquial (informal); Uso de humor, ironia e sarcasmo; Temas diversos: folclore brasileiro, religiosos, profanos, políticos, episódios históricos, realidade social, etc.; Presença de rimas, métrica e oralidade.
A literatura de cordel é conhecida como uma verdadeira poesia popular, pois é escrita em versos e conta histórias simples, retratando o cotidiano do povo e do folclore brasileiro. Muita gente até confunde o cordel com o repente (poesia cantada e improvisada feita com o auxílio de instrumentos).
A Literatura de Cordel é uma poesia popular em verso, com vasta riqueza simbólica e expressiva e funcionalidades sócio comunicativas, construtivas e potenciais.
Plurissignificação: as palavras, no texto literário, assumem vários significados. Valoriza Texto -se a linguagem conotativa, ou seja, o sentido figurado. Ênfase na função poética da linguagem: o texto literário manipula a palavra, revestindo-a de caráter artístico. ...
Sua forma mais habitual de apresentação são os “folhetos”, pequenos livros com capas de xilogravura que ficam pendurados em barbantes ou cordas, e daí surge seu nome. A literatura de cordel é considerada um gênero literário geralmente feito em versos.
Literatura. A literatura de cordel chegou ao Brasil com os portugueses e é uma forma de literatura muito popular no Norte e Nordeste do Brasil. A literatura de cordel foi popularizada no Brasil por volta do século 18 e também ficou conhecida como poesia popular, porque contava histórias com os folclores regionais de maneira simples, ...
O termo “Cordel” é de herança portuguesa. Essa manifestação artística foi introduzida por eles no Brasil em fins do século XVIII. Na Europa, ela começou a aparecer no século XII em outros países (França, Espanha e Itália) e se popularizando no período do Renascimento.
Exemplos de Poemas de Cordel As “Proezas de João Grilo”, de João Martins de Athayde “O Fiscal e a Lagarta” de Leandro Gomes de Barros “Peleja do Cego Aderaldo com Zé Pretinho dos Tucuns”, de Firmino Teixeira do Amaral
O que significa amor de outra vida?
Quanto o brasileiro consome de carne por ano?
Qual a estrutura da Defensoria Pública?
Quantos dias depois da entrevista eles ligam?
Qual outro tipo de arte é associado ao teatro de sombras?
Faz mal tomar Centrum todos os dias?
Como acontece a resistência bacteriana aos antibióticos?
Qual a origem do sangue Rh negativo?
O que acontece se deitar depois do botox?
Quanto tempo o bebê fica no banho de luz?
Qual é o grau mais alto do autismo?
Qual o preço de um maço de Hollywood?
É bom passar pasta de dente no rosto?
Qual é a doença do Benjamin Button?
Como fazer um sumário com título e subtítulo?