A ausência de vasos condutores e o transporte de substâncias por difusão limitam o crescimento das briófitas, como os musgos, cujos maiores têm poucos centímetros de altura. Ao contrário das pteridófitas que possuem vasos condutores e podem ter um crescimento maior.
Uma implicação importante dessa característica é o tamanho que essas plantas podem alcançar – geralmente, pteridófitas são muito maiores do que as briófitas, uma vez que podem levar eficientemente recursos da raiz para outras partes do vegetal, não sendo a distância entre elas um impeditivo imediato para o seu ...
As plantas são divididas em briófitas (as mais simples, sem vasos condutores de seiva), pteridófitas (já têm vasos condutores de seiva, mas não têm flor nem semente), gimnospermas (que têm sementes não revestidas, como o pinhão, do pinheiro do Paraná), e as angiospermas (plantas com sementes revestidas em frutos e que ...
As samambaias pertencem ao grupo das pteridófitas, que são plantas vasculares, de porte maior que os musgos, pertencentes ao grupo das briófitas, que são plantas avasculares, apresentando porte bem pequeno. Essa diferença de porte se deve justamente à presença ou ausência do feixe vascular.
Devido a ausência de vasos condutores de nutrientes, a água absorvida do ambiente e é transportada nessas plantas de célula para célula, ao longo do corpo do vegetal. Esse tipo de transporte é relativamente lento e limita o desenvolvimento de plantas de grande porte. Assim, as briófitas são sempre pequenas, baixas.
Pteridófitas precisam de água para reprodução, não apresentam tubo polínico e tem como estrutura: raíz, caule e folhas. Gimnospermas não dependem de água para reprodução, apresentam tubo polínico e tem a seguinte estrutura: Raíz, caule, folhas, estróbilos e semente.
As pteridófitas possuem vasos condutores (xilema e floema), que transportam água e nutrientes com facilidade e rapidez para toda planta. Já as briófitas não possuem estes vasos, e o transporte ocorre de forma lenta pela difusão.
A resposta anterior ficou muito boa,porém a principal diferença entre esses ciclos de reprodução é que o definitivo nas briófitas é o gametófito(n) e a partir das pteridófitas o definitivo passa a ser o esporófito(2n).
A reprodução sexuada envolve a recombinação genética e a união de dois gametas, o que garante a variabilidade genética na espécie. Já a reprodução assexuada é quando partes de uma mesma planta origina outro indivíduo idêntico entre si, formando o que se chama de clone.
Classificação das plantas. Clique aqui e veja como é feita a classificação das plantas. ... No Reino Plantae (lê-se “plante”), as plantas são classificadas em briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas. As briófitas são plantas avasculares, facilmente encontradas na natureza.
No Reino Plantae (lê-se “plante”), as plantas são classificadas em briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas. As briófitas são plantas avasculares, facilmente encontradas na natureza. Elas são muito conhecidas como musgos e não ultrapassam os 2 cm de altura.
Para que essas plantas consigam se reproduzir, elas precisam de água, por esse motivo são encontradas somente em locais úmidos.
Esta distinção é arbitrária e não corresponde a qualquer realidade na natureza. Por exemplo, alguns arbustos são verdadeiras árvores (o lírio da Índia, ou Lagerstroemia, atinge 8 m em condições excepcionais) enquanto algumas árvores pelo contrário só podem permanecer no estado de arbustos se a situação for desfavorável.
O que é salicornia e para que serve?
Quais são os sintomas da falta da vitamina B1?
Qual Exame de sangue detecta gravidez ectópica?
Quantas doenças O teste do pezinho detecta pelo SUS?
Quanto tempo demora para tirar CFA?
Quando caberá a medida socioeducativa de advertência?
Quanto tempo leva para passar o efeito da anestesia raqui?
É correto dizer como por exemplo?
Como acessar o PJe sem advogado?
Quanto tempo para curar tendinite no ombro?
Qual é o objetivo da dança moderna?
O que o Cadastro Único oferece?
Qual diferença entre aval é avalista?
Como citar frases de pensadores ABNT?
Quanto tempo leva um infarto fulminante?
Quem foi o primeiro brasileiro a ganhar uma medalha em paraolimpíadas?