Por outras palavras, «pronto atendimento» não é uma excepção consagrada pelo uso e, por isso, não tem hífen. Pronto-socorro é uma expressão consagrada pelo uso ou, pelo menos, o VOLP assim a reconhece; por consequência, escreve-se com hífen.
Com as outras vogais, não haverá mais hífen: autoajuda, autoestima, autoanálise, autoatendimento... Se a palavra seguinte começar com qualquer outra letra, devemos escrever sem hífen, como sempre foi: autobiografia, autocontrole, autocrítica, autodeterminação, autogestão, automedicação, automutilação, autopromoção...
As duas palavras vão ao plural: prontos-socorros. Um dado de pronúncia. Socorro no singular se pronuncia com “ô” fechado e no plural se pronuncia com “ó” aberto. Assim, a expressão no singular deve ser pronunciada pronto-socôrro e no plural prontos-socórros.
O pronto atendimento geralmente funciona dentro de um horário de serviço pré-determinado. Já o pronto-socorro presta assistência a doentes, com ou sem risco de vida, cujos agravos à saúde necessitam de atendimento imediato e, por isso, funciona durante as 24 horas do dia.
PROTOCOLOS
O terminal de auto-atendimento bancário, também conhecido no Brasil como caixa eletrônico, caixa automático ou terminal bancário, é um dispositivo eletrônico que proporciona à clientes de um determinado banco o uso de diversos serviços, como a retirada de dinheiro, a verificação do balanço de suas contas bancárias, ...
O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990 veio substituir o Formulário Ortográfico de 1943, definindo novas regras ortográficas para a língua portuguesa, comumente chamadas de "nova ortografia" ou "ortografia oficial". O novo acordo ortográfico visa unificar a escrita nos diversos países falantes do português.
Esta aplicação inclui uma ferramenta de correção ortográfica. Na presença de uma gralha ou de uma forma não reconhecida, essa palavra será sublinhada a vermelho: ao passar o cursor sobre ela, verá sugestões de outras palavras corretamente escritas.
Agora oficial, a reforma é meramente ortográfica: diz respeito à língua escrita, não à língua falada. Dúvidas como o uso do hífen, do trema e do acento serão esclarecidas, pois podem ser tema de questões de linguagens, além da redação do Enem e de outros vestibulares, que cobram as novas regras, promulgadas pelo Decreto nº 6.583/2008.
O que é um sistema tampão e qual sua função?
Para que serve o reservatório de gasolina do Gol g4?
O que é sistema de defesa no handebol?
Qual a utilização da fibra óptica?
O que é um sistema de tempo compartilhado?
Como descobrir o século de cada ano?
Como funciona o sistema de créditos da faculdade?
Quais são as principais características de um solo arenoso?
Como o cachorro escolhe o seu dono?
Qual é a relação entre direitos humanos e saúde?
Onde o jacaré do Papo-amarelo vive?
O que o Rivotril faz no cérebro?
O que vai acontecer com o dinheiro de Romeu?
Qual a importância da saúde pública para a população?