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Guajupiá, na mitologia tupi-guarani, quer dizer Paraíso, bem diferente daquele que o capitão, avesso aos indígenas, quer construir em nossas plagas tupiniquins.
Ibi: do tupi Antigo (Tupinambá) “yby” = terra (em seu sentido natural, chão que se pisa).
Era o nascimento da cidade de São Paulo, situado em "Pindorama", nome que os índios chamavam o país que, mais tarde, por influência dos portugueses, passou a ser denominado "Brasil".
Significado de itaocara: Palavra do tupi guarani que significa: "praça de pedra".
Purangy, que em tupi-guarani significa beleza, é a [...]
Na mitologia guarani, a terra sem males (Yvy marã e'ỹ, em tupi yby marã e'yma) faz referência ao mito de uma terra onde não haveria fome, guerras ou doenças.
O mito da terra sem males nos fala dom profundo anseio humano por um mundo melhor, mais pleno e feliz para todos. Essa ideia está presente em diversas culturas e é registrada em muitos mitos diferentes que, no fundo, apontam para esse mesmo anseio humano.
Yryvovõ: Ponte. Pinguela. Ysy: Fila, fileira.
1. Mitacunhã porã A expressão "mitacunhã porã" possui origem na Língua Geral Paulista (língua vinda do tupi e falada por todos do sul e sudeste do Brasil até o século XVIII). Significa "moça bonita".
Os caminhos dos índios se tornaram as trilhas dos descobridores, depois as rotas dos bandeirantes.
Ainda assim, em relação ao enfrentamento ou à submissão, o isolamento foi o que permitiu parcialmente aos índios preservarem sua herança biológica, social e cultural. Dos cinco milhões de índios da época do descobrimento, existem atualmente cerca de 460 mil, segundo a Funai - Fundação Nacional do Índio.
Descobrimentos arqueológicos confirmam contatos entre os tupis-guaranis e os incas do Peru: objetos de cobre dos Andes foram desenterrados em escavações, no Rio Grande do Sul e no Estado de São Paulo. A alimentação dos índios do Brasil se compunha basicamente de farinha de mandioca, peixe, mariscos e carne.
Agrupamentos menores, as aldeias ligavam-se através do parentesco com unidades maiores, as tribos. Os índios sobreviviam da caça, da pesca, do extrativismo e da agricultura. Nem esta última, porém, servia para ligá-los permanentemente a um único território.
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