Acredita-se que, entre 2 0 anos a partir de agora, começará uma nova expansão da camada de gelo. A ciência ainda não descobriu o que exatamente faz o planeta entrar em uma era glacial. Mas há algumas teorias que tentam explicar a alternância entre fases mais frias e mais quentes dentro de uma glaciação.
"Era glacial corresponde a um longo período de tempo geológico em que grande parte do planeta, ao adquirir temperaturas muito baixas, fica coberta de gelo e neve", afirma o professor Jurandyr Ross, chefe do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP) ...
Sua definição é baseada em observações geológicas consequentes da redução significativa das temperaturas médias durante um longo período (gelo de água fluvial, morenas) nos Alpes. Considera-se que ela começou há 100 mil anos e terminou há 12 mil.
Holoceno
O degelo e o descenso do clima glacial possibilitaram a expansão das atividades humanas e inauguraram a atual época geológica, iniciada há 10 mil anos, o Holoceno.
Juntos, os três fatores: mudança da posição em torno do Sol, das correntes e da atmosfera causariam glaciações. A mudança na excentricidade da órbita da Terra foi descoberta pela primeira vez pelo astrônomo Joahannes Kepler (15).
A Última Era do Gelo (também chamado de Último Período Glacial ou Último Máximo Glacial) foi o último período frio da Terra que ocorreu há mais de 20 mil anos, quando enormes geleiras cobriam cerca de metade da América do Norte, Europa e América do Sul, além de muitas partes da Ásia.
A última era do gelo terminou há aproximadamente 11.500 anos. Segundo os especialistas é provável que o evento se repita em 1.500 anos. No entanto, este prazo pode ser estendido, devido à influência do aquecimento global.
Há apenas alguns séculos, o planeta experimentou uma leve era glacial, que conhecida como Pequena Era do Gelo. Parte dela coincidiu com um período de baixa de atividade solar chamado Mínimo de Maunder. Acredita-se que a pouca incidência solar somada a maior atividade vulcânica datada, resultou neste fenômeno.
Enquanto uma Era Glacial dura milhões de anos, esses pequenos períodos glaciais não chegam a 60 mil anos. Entre elas ocorrem os períodos interglaciais. Ou seja, a temperatura terrestre está mais elevada. Atualmente vivemos esse momento em que apenas 10% da superfície do planeta está coberta de gelo.
Assim sendo, podemos entender de forma clara que o período glacial nada mais é do que um espaço de tempo em que o planeta terra estava completamente inabitável para a maioria das espécies de seres vivos.
Nota: Para o período de maior extensão dos glacial durante esta época, veja Último máximo glacial. Este artigo ou secção contém uma lista de referências no fim do texto, mas as suas fontes não são claras porque não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações.
Como saber se a imagem está em alta resolução?
Quanto custa rebaixar o carro?
O que acontece quando o fiador renúncia ao benefício de ordem?
Quais são os verbos mais usados em português?
Qual é a função do estrógeno e da progesterona?
Qual o melhor pantoprazol ou lansoprazol?
Quais as diferenças entre doenças causadas por vírus e bactérias?
O que é hipotermia na enfermagem?
Quem tem problema no rim pode tomar chá?
Como saber se estou com infecção urinária ou candidíase?
Quantas tartarugas morrem no Brasil?
Como saber se o problema é a vela?
Quem tem H Pylori pode fazer bariátrica?