A produção da fala é o processo de emitir sons ou palavras articuladas, ou seja, como os humanos geram uma fala com significado. É um processo complexo de resposta intercomunicativa no qual a audição, a percepção e o processamento de informações no sistema nervoso e no cérebro também estão envolvidos.
Falar de maneira infantilizada, usando um tom de voz terno e pronunciando palavras de forma incorreta, é um hábito conhecido mundialmente como “baby talk”. Há quem diga que essa “linguagem de bebê” pode ser benéfica na relação entre pais e filhos, transmitindo afeto e segurança à criança.
O desenvolvimento da linguagem se divide em dois estádios: pré – lingüístico, quando o bebê usa de modo comunicativo os sons, sem palavras ou gramática; e o lingüístico, quando usa palavras. No estádio pré – lingüístico a criança, de princípio, usa o choro para se comunicar, podendo ser rica em expressão emocional.
Como se aprende a falar ouvindo, imitando e, principalmente, falando, o melhor incentivo é conversar com seu filho. Daí a importância de falar corretamente com a criança, o que inclui não infantilizar a linguagem.
Para os cientistas, os pais adotam a “baby talk” não só para tentar transmitir a mensagem de forma mais simples, mas também um sentimento. Quando você diz: “quem é o bebê mais lindinho da mamãe” com voz infantilizada, provavelmente está querendo demonstrar o quanto o ama, não é mesmo?
Desenvolvimento da fala das crianças. O desenvolvimento da sua linguagem vai crescendo gradualmente até os 5 anos de idade quando, por regra geral, já poderá se expressar de uma forma muito mais direta e clara.
A fala das crianças de acordo com a idade que tenham. De uma forma geral, a aprendizagem da fala se desenvolve durante os dois primeiros anos de vida do bebê. Durante este tempo, o bebê será capaz de identificar e dar nomes a alguns objetos. A partir dos 2 aninhos, já podem começar a formar frases curtas e perguntas simples.
Acima dos 2 anos de idade, se há uma fala muito errada que ninguém entende, ou se, acima de 3 anos, a fala tem muitas trocas de letras, é preciso consultar um pediatra, que pode indicar avaliação fonoaudiológica. Não se deve aguardar até os 4 anos de idade para procurar auxílio profissional! No mais, ajude seu filho a desenvolver a fala.
A comunicação falada é fruto de uma super evolução cada vez mais sofisticada. Seu equivalente no estudo da evolução das línguas é destinado à antropologia linguística, que estuda a evolução da comunicação e suas relações com as mudanças morfológicas.
Onde a população humana está mais concentrada?
O que é privacidade e confidencialidade?
Quais os principais fundamentos da gestão escolar?
Quais as doenças que dá direito ao Auxílio-doença?
Qual a origem do povo filisteu?
Qual o papel da Educação Física na promoção da saúde coletiva?
Quanto tempo leva para cicatrizar extração de dente?
Quais são as principais ameaças à biodiversidade?
Qual é a desvantagem da embalagem de vidro?
O que acontece se empatar no truco?
O que é ser um profissional humanizado?
O que é um documento de curatela?