Da infância à adolescência, o indivíduo amplia as suas habilidades através de progressos físicos e mentais que levam à maturidade. Fase de desenvolvimento que se estende dos seis anos até o início da adolescência, por volta dos onze anos.
Ao atingir a fase da adolescência, o indivíduo adquire a sua forma final de equilíbrio, ou seja, ele consegue alcançar o padrão intelectual que persistirá durante a idade adulta. Isso não quer dizer que a partir do ápice adquirido, ocorra uma estagnação das funções cognitivas.
Tendo conhecimento que as crianças e adolescentes seguem fases mais ou menos parecidas quanto ao desenvolvimento moral, cabe ao educador compreender que há determinadas formas de lidar com diferentes situações e diferentes faixas etárias.
Podemos concluir que o período da adolescência, caracterizado por Piaget como o estágio das operações formais, é de grande importância para desenvolvimento cognitivo-intelectual do indivíduo, visto que este é o momento que o jovem está refletindo, ou seja, levantando hipótese sobre diversos tipos de conhecimento.
RESUMO Este artigo apresenta uma síntese das características do conhecimento cognitivo do desenvolvimento da adolescência, decorrentes dos estudos de Piaget.
Quanto tempo dura a faculdade de terapia?
Como salvar imagem do Google no PS4?
Qual o regime jurídico da união estável?
O que deve constar no projeto executivo?
Quais são as margarinas veganas?
Quanto tempo um osso quebrado demora para colar?
Porque se meu pai e minha mãe me abandonarem?
Quais os tipos de solda para ferro?
Quem vai assumir o Jornal Hoje no lugar de Maju Coutinho?
Quem são os povos israelenses?
O que tinha na usina de Chernobyl?
Como solicitar a quitação do imóvel financiado pela Caixa?
Quantas Bolas de Ouro Mbappé tem?
Como é formada a população da região Nordeste?