A transdução no sistema nervoso normalmente se refere a eventos de alerta de estímulo em que um estímulo físico é convertido em um potencial de ação, que é transmitido ao longo dos axônios em direção ao sistema nervoso central para integração. Uma célula receptora converte a energia de um estímulo em um sinal elétrico.
Esse fenômeno é chamado transdução sensorial. No olho, a luz visível (fóton) é transformado em impulso nervoso e na orelha, as ondas de pressão sonora são convertidos em sinais elétricos e assim por diante. A figura acima representa os órgãos dos sentidos especiais e somáticos gerais onde a transdução sensorial ocorre.
A transdução consiste na absorção da energia incidente por certas proteínas da membrana plasmática dos receptores (local apropriado onde incide o estímulo), seguida do emprego dessa energia na abertura de canais iônicos, gerando assim o potencial receptor.
A luz, uma vez refletida na retina, é transformada em impulsos nervoso por um conjunto de células especializadas nervosas. Participam da transdução as células fotorreceptoras e células nervosas que efetuam integração horizontal e vertical da informação visual.
Transdução na Psicologia de Piaget é a tendência da criança no estágio pré-operatório do desenvolvimento a vincular mentalmente certos fenômenos, sem necessariamente ter uma relação lógica de causalidade.
A percepção é a função cerebral que permite ao indivíduo organizar e interpretar as impressões sensoriais, de forma a atribuir significado ao meio envolvente, a partir de um histórico de vivências passadas. ... De seguida, esse estímulo é traduzido em impulsos nervosos que são conduzidos ao cérebro, onde são processados.
TRANSDUÇÃO SENSORIAL: transformação dos estímulos físicos ou químicos em potencial elétrico pelos receptores sensoriais. Sejam neuronais ou células sensoriais secundárias, todos altamente específicos. Os receptores sensoriais possuem localização estratégica no corpo.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Em fisiologia, a transdução sensorial é a conversão de um estímulo sensorial de uma forma para outra.
Conheça mais sobre o Transtorno de Processamento Sensorial 1 Diagnóstico. Para descobrir se a criança possui TPS, é preciso observar os comportamentos e conversar com os pais sobre... 2 Tratamento e convivendo com o Transtorno. Por causa do Transtorno, essas pessoas podem sofrer com problemas emocionais,... 3 Referências:. More ...
Fabiele Russo O Transtorno de Processamento Sensorial (TPS) é uma condição em que o cérebro e o sistema nervoso têm dificuldade em processar estímulos do ambiente e os sentidos.
A transdução no sistema nervoso normalmente se refere a eventos de alerta de estímulo em que um estímulo físico é convertido em um potencial de ação, que é transmitido ao longo dos axônios em direção ao sistema nervoso central para integração. Uma célula receptora converte a energia de um estímulo em um sinal elétrico.
Como saber o tamanho certo da fralda do bebê?
Como limpar filme de negativo?
O que a oxandrolona faz no corpo?
Quantas parcelas e o saque aniversário?
Como funciona o fator multiplicador de multas?
Como é formado a orelha interna?
Como funciona a panela de pedra sabão?
Como funciona parceria com Digital Influencer?
Como funciona a outorga da água?
Qual o papel da neuroplasticidade na recuperação de lesões no sistema nervoso?
O que se passa na cabeça de um esquizofrênico?
Qual o prazo mínimo do contrato de parceria rural?
O que leva uma pessoa a ser um acumulador?
Quais são as regras das férias?