O que se passa pela cabeça do portador da doença? Isso varia conforme o paciente. Ele é tomado por delírios, que são sempre pensamentos. Mas também pode ter alucinações, ou seja, percepções irreais dos órgãos dos sentidos.
A esquizofrenia é um transtorno mental grave que muda o modo como a pessoa pensa, sente e se comporta socialmente. Ou seja, essa desestruturação psíquica tem sintomas como alucinações, delírios, dificuldades no raciocínio e alterações no comportamento como indiferença afetiva e isolamento social.
Sim. O diagnóstico de esquizofrenia, em si, não impede com que a pessoa possa se relacionar, casar, trabalhar ou ter uma vida autônoma.
Pacientes com esquizofrenia são desatentos e têm dificuldades de memória? Sim. As pessoas com tendência de desenvolver a enfermidade podem apresentar problemas de concentração, memória e de aprendizado, que levam a uma diminuição da capacidade de raciocínio lógico.
Sintomas da esquizofrenia
“A esquizofrenia tipo hebefrênica é a mais grave, pois cursa desde o início com sintomas chamados negativos, que são embotamento afetivo, isolamento social e perda de interesse, motivação, lógica e iniciativa”, explica o psiquiatra Miguel Angelo Boarati.
Sim. O diagnóstico de esquizofrenia, em si, não impede com que a pessoa possa se relacionar, casar, trabalhar ou ter uma vida autônoma.
A maioria das pessoas com esquizofrenia será tratada com remédios antipsicóticos para alívio dos seus sintomas. Além de tomar remédios, os pacientes podem também fazer algum tipo de psicoterapia. Uma terapia frequentemente oferecida a pessoas com esquizofrenia é a terapia de apoio.
O ambiente, ou seja, as relações vitais que a pessoa estabelece funcionam como fatores estressores que contribuem para que estes genes ligados se ativem e a doença apareça. Não existem fatores psicológicos ou ambientais que causam a esquizofrenia, mas sim fatores de vida que são gatilhos para o início das alterações cerebrais da doença.
Complicações possíveis Se não for tratada, a esquizofrenia pode resultar em problemas emocionais, comportamentais e de saúde graves, assim como problemas jurídicos e financeiros que afetam quase que totalmente a vida da pessoa. Complicações que a esquizofrenia pode causar incluem: Suicídio; Qualquer tipo de autolesão; Ansiedade e fobias
Para a pessoa com esquizofrenia, essas coisas têm toda a força e o impacto de uma experiência normal. As alucinações podem estar em qualquer um dos sentidos, mas ouvir vozes é a alucinação mais comum de todas. A pessoa pode também falar sozinha interagindo com vozes que esteja ouvindo ou com imagens/pessoas que esteja vendo.
Uma boa-nova na luta contra a esquizofrenia foi a chegada das injeções de longa ação. Elas utilizam os mesmos princípios ativos dos comprimidos, que foram por muito tempo a única alternativa disponível na farmácia.
Como saber se meu notebook e porta giga?
Como saber se a pílula não está fazendo efeito?
Como saber se um curso de pós é reconhecido pelo MEC?
Como saber se o som do carro está queimado?
Qual a selagem que não tem formol?
O que é um reação de 1º ordem e 2º Ordem?
Quais os sinais que sagitariana está apaixonada por você?
Como usar o metrônomo no Audacity?
Como embalar sanduíche natural com papel filme?
É verdade que o ovo ajuda a emagrecer?
Como me cadastrar no Pagar me?
Como fazer uma ligação para Brasília estando em Minas Gerais?
Como conectar o notebook na TV Samsung pelo Wi-fi?