Um argumento de autoridade ocorre quando alguém como um cientista, um filósofo ou um centro de pesquisa é usado para justificar uma conclusão. Um argumento de autoridade é aquele no qual citamos um especialista, autoridade em determinado assunto, para justificar uma conclusão.
A ideia se sustenta pela citação de uma fonte confiável, que pode ser uma frase dita por alguém, líder ou político, algum artista famoso ou algum pensador, enfim, uma autoridade no assunto abordado. A citação pode auxiliar e deixar consistente a tese.
Significado de Autoridade
substantivo feminino Direito que determina o poder para ordenar; poder exercido para fazer com que (alguém) obedeça. O organismo que possui esse poder. Designação atribuída ao representante de um governo ou de determinado seguimento: autoridade eleitoral.
Alguns exemplos podem ser o funcionário público que acha que é dono do espaço público só porque tem autoridade para cuidar do local e é protegido pela lei. Ou quando uma pessoa detentora de autoridade usa critérios baseados em abuso de autoridade e preconceitos.
A autoridade da Bíblia fundamenta-se em seu autor: Deus. Portanto, a Bíblia é a Palavra de Deus escrita. Assim sendo, a autoridade dela depende total e exclusivamente do Altíssimo e não dos homens. Desse modo além da Bíblia, a Igreja não possui outra fonte infalível de autoridade.
35 curiosidades que você vai gostar
De fato, o grande risco é chegar-se a uma determinada verdade tão so- mente pelo fato de que é uma autoridade que a afirma.
O argumento de autoridade consiste em utilizar uma autoridade no assunto para embasar melhor a tese que você está levantando. Isso significa que podemos usar, por exemplo, constatações feitas por líderes políticos, filósofos, sociólogos, cientistas e historiadores na construção das suas ideias.
Portanto, argumentos de autoridade funcionam assim: citamos a opinião de um terceiro, especialista no tema que estamos debatendo, para para justificar uma opinião que desejamos defender. É importante notar que o conceito de “autoridade” usado nesse caso é diferente do conceito mais comum de “autoridade”.
Argumento por causa e consequência
Esse tipo de recurso argumentativo busca comprovar a tese defendida a partir da exploração das relações de causa e consequência associadas ao tema debatido. Ao explicar os porquês e as consequências da temática em questão, pode-se confirmar as ideias expressas pela tese.
A ideia de causa é ligada ao que provoca uma determinada ação ou fato, ao motivo declarado na oração principal. A principal conjunção subordinativa causal é o porque, mas também destacamos as conjunções e locuções causais pois, pois que, já que, uma vez que, visto que.
Já a tese por causa e consequência é a que apresenta uma causa para o problema e uma consequência ou efeito dessa situação. Assim, na argumentação, o primeiro parágrafo deve desenvolver as causas citadas e o segundo, as consequências.
Um argumento de autoridade é um argumento baseado na opinião de um especialista. Os argumentos de autoridade têm geralmente a seguinte forma lógica (ou são a ela redutíveis): «a disse que P; logo, P». Por exemplo: «Aristóteles disse que a Terra é plana; logo, a Terra é plana».
Aí está a diferença entre argumento de autoridade e autoridade do argumento." No contexto da autoridade do argumento, o critério de cientificidade e não da força do argumento de autoridade, traz na retórica sua estratégia de comunicação de convencer sem vencer.
1- Argumentos de autoridade
Por exemplo, se o tema da relação trata de economia, nada melhor do que citar algum especialista na área para demonstrar ao leitor que um “expert” do assunto também possui a mesma opinião que você!
O argumento de autoridade é um recurso de argumentação em que se deseja sustentar determinado posicionamento defendido por meio da citação de uma fonte confiável, por exemplo, um especialista em direito do processo penal, um cientista reconhecido internacionalmente, dados estatísticos de uma instituição de pesquisa de ...
A argumentação é uma ferramenta importante para profissionais que precisam convencer pessoas sobre seu ponto de vista como, por exemplo, advogados, cientistas, pesquisadores, políticos, entre outros. ...
Argumento de autoridade
Apoia-se uma afirmação no saber notório de uma autoridade reconhecida em um certo domínio de conhecimento. É um modo de trazer para o enunciado a credibilidade da autoridade citada.
O princípio da autoridade está baseado na proteção, provisão, promoção, coesão, liderança e visão. Ela tem por finalidade, manter as pessoas, os valores, instituições e coisas em ordem, de forma que exista organização no meio social.
O poder "é a faculdade de forçar ou coagir alguém a fazer sua vontade, por causa de sua posição ou força, mesmo que a pessoa preferisse não o fazer." A autoridade é "a habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que quer, por causa de sua influência pessoal." Para exercer o poder não é necessário ter ...
As igrejas cristãs consideram a questão da autoridade — o direito divino de pregar, agir em nome de Deus e dirigir a Igreja do Senhor de diferentes maneiras. Algumas, como as igrejas Católica Romana, Ortodoxa e Copta enfatizam uma linha contínua de autoridade vinda dos primeiros apóstolos.
No vernáculo, autoridade significa o direito legalmente estabelecido de se fazer obedecer; o organismo que possui esse poder; designação atribuída ao representante de um governo ou de determinado seguimento[2] ou, ainda, o direito que determina o poder para ordenar; poder exercido para fazer com que (alguém) obedeça; a ...
Usemos o poder e a autoridade que Jesus nos deu (Lc 9,1-6) Jesus confere aos Seus Doze poder e autoridade. O Mestre nos confere poder e autoridade sobre os espíritos malignos, para nos dizer que nenhuma força que vem do mal pode nem deve ser maior do que aquilo que é o Reino de Deus.
Quando você conquista credibilidade e se torna autoridade em um determinado assunto, a confiança das pessoas em você tende a aumentar. Desta forma, as pessoas ficam com menos resistência para “ouvir o que você tem a dizer” sobre o tema que você domina. Elas passam a confiar mais na sua palavra.
Como estancar sangue de unha arrancada?
Quais são as 3 finalidades do centro cirúrgico?
Como tirar o usufruto de um imóvel?
Qual a importância dos valores na vida profissional?
Como contestar uma conta da Copasa?
Quantas saídas pode ter uma caixa d'água?
Pode ocorrer erro de paralaxe na leitura do volume de um líquido em uma pipeta graduada?
O que são quais são e como se classificam os atos administrativos?
Qual a importância do layout para as organizações?
O quê Bourdieu classifica de capital e quais os 4 tipos?
Como verificar financiamento de veículos?
Quantas gramas tem um copo de extrato de tomate?
Quantas tentativas tem no salto triplo?
Qual tecido não pode ir na secadora?