Não há um “Protocolo” determinado para isso. Se houver florista, essa sim deve entrar antes da noiva. Já as daminhas ou pajens podem entrar da noiva ou antes e depois da noiva.
CORTEJO DE ENTRADA
Em seguida, o pai do noivo é quem continua – que também vem com a acompanhante, a mãe da noiva, em seu lado esquerdo. Na sequência, quem adentra à cerimônia é a florista (caso haja) e depois aparecem os casais de padrinhos – alinhados entre um casal de padrinhos do noivo e um da noiva.
Primeiro saem os pais do noivo, pais da noiva, padrinhos e madrinhas, pajens e daminhas, encerrando com a saída triunfal dos noivos, que serão recebidos no final por seus padrinhos e madrinhas com muita festa e a tradicional chuva de arroz, ou pétalas de rosas, balões de corações ou outros itens. Prontinho!
A ordem de entrada do cortejo dos padrinhos é sempre feita pelo grau de parentesco com os noivos, intercalada: os casais sempre iniciando sua entrada pelo lado da noiva e seguindo pelo lado do noivo. Exemplo: a) casal irmãos; b) casal tios; c) casal tios; d) primos; e) amigos.
Em alguns casamentos, o cortejo infantil, pode entrar antes da noiva e em outros casamentos podem entrar após a noiva, carregando as alianças, por exemplo. Somente a florista tem um ponto certo de entrar, que é exatamente antes da noiva, pois a função dela é decorar e preparar o caminho de passagem da noiva.
43 curiosidades que você vai gostar
Já vi mãe de florista revoltada por causa disso. Super normal! Na verdade, a regra é clara: quem paga a roupa da daminha e do pajem é a noiva! Ela é responsável por todas as despesas de roupas e acessórios, já que é ela quem vai determinar o estilo do traje que eles usarão na festa; exceto o salão!
O cortejo de casamento se refere ao grupo de pessoas caminhando pelo corredor em uma ordem específica para marcar o início de uma cerimônia de casamento. O cortejo de casamento geralmente inclui uma permutação do oficiante, a festa de casamento, as floristas, os portadores das alianças, os pais dos noivos e os noivos.
Logo se tornou um protocolo de que tudo que se faz até a data do casamento (convites, lembranças, papelaria, missal, etc.) deve seguir a ordem de a noiva primeiro, depois o noivo. Já depois de casados, o convite passa a ser do “chefe” da família. Então tudo depois de casados vem o nome do esposo primeiro.
Noivo entra com a mãe ou alguém que a represente. Ele é o primeiro porque na religião cristã o homem simboliza o início da família. Mãe da noiva ou pai do noivo entram juntos representando a união de duas famílias.
Como calcular terceiros na folha de pagamento?
Como resgatar previdência privada da Caixa?
Qual a importância das normas sociais para você?
O que é bom para limpar aço cirúrgico?
Quais os órgãos que não precisamos?
Quem pode comprar botox no Brasil?
O que é pressão arterial sistólica?
O que determina os princípios de ações dos fármacos?
Quais os três princípios da argumentação?
Quando a escola deve comunicar o Conselho Tutelar?
Quais são as ondas sonoras explique cada uma?
Como solicitar a extensão do seguro-desemprego?