O trabalho docente constitui o exercício profissional do professor e este é seu primeiro compromisso com a sociedade. Sua responsabilidade é preparar os alunos para se tornarem cidadãos ativos e participantes na família,no trabalho,nas associações de classes,na vida cultural e politica.
O compromisso social e ético do profissional da educação está relacionado ao domínio do conteúdo e ao subsídio dado ao aluno para que ele se adapte aos valores e normas vigentes da sociedade por meio do desenvolvimento individual e da conquista do sucesso.
O compromisso social do professor é com o conhecimento. ... A ele é outorgada a responsabilidade social de formação de pessoas para a sociedade e isso passa necessariamente pela leitura e escrita".
A característica mais importante da atividade profissional do professor é a mediação entre o aluno e a sociedade, entre as condições de origem do aluno e sua destinação social na sociedade, papel que cumpre provendo as condições e os meios. ...
Contudo, a função social do professor é um ambiente bem complexo de se analisar, visto que ela esta relacionada a situações como atitudes, valores e éticas, estes itens de grande importância para o desenvolvimento além do professor, mas para escolas e alunos, pois a sociedade em que se vive, é cada vez mais ...
A práxis do educador social, orientada por uma ética fundada na compe- tência técnica e no amor, contribui para transformar a realidade e superar a ir- racionalidade de uma cultura de subserviência e exploração que impregnam o cotidiano dos excluídos.
Adotar comportamento e postura ética para que não haja qualquer dúvida quanto à sua conduta.
A função social do professor é atender, com competência, carinho, motivação e otimismo o aluno, o qual, como consequência da ação docente, deverá desempenhar a função social a ele atribuída.
Assim, pressupõe-se que o professor tem o papel social de manter lacustre a organização, estável e conformista, por mais que se fale em mudanças. ... A responsabilidade social do docente certamente o conduz à mediação e à interlocução reflexiva e criativa.
Para que o profissional seja correto e ético em sua profissão, existem qualidades pessoais que precisam ser desenvolvidas. Prudência nas tomadas de decisões, o professor precisa ser justo e evitar julgamentos precipitados. Coragem em continuar a busca pela justiça e não se acomodar com situações que lhe incomoda.
Apesar de ser uma questão fortemente pre- sente nas discussões sobre atuação profis- sional do psicólogo, o compromisso social tem sido conceituado de formas muito dis- tintas, quase sempre simplificadas, sobre tão importante dimensão de nossa prática profissional e da forma como ela se insere no contexto social.
O professor não tem um código de ética específico, ele apenas se vale dos princípios éticos, tanto no pessoal como no profissional, numa busca de melhoria da condição humana, ele é responsável pelo aprendizado do seu aluno.
De acordo com Johann (2009, p.19) a ética é um fator primordial na educação, pois já é parte do principio da existência humana. [...] Se a educação inclui a ética como uma condição para que ela se construa de acordo com a sua tarefa primordial, antes de tudo, buscaremos compreender o que se entende por educar e de que tarefa se trata aqui.
Como acontece o refluxo gastroesofágico?
Como funciona o sistema do governo presidencialista?
O que é uma cooperativa de habitação?
O que significa o conceito de células no sistema móvel celular?
Quais são as estações da Linha Lilás do Metrô?
O que é o sistema de freio EBD?
Qual é o sistema econômico atualmente?
Como funciona o sistema de tamponamento?
O que é um sistema de telefonia?
Como se utiliza a escala de Borg?
Quantos quilômetros tem de Novo Hamburgo a Parobé?