Esses compostos podem ser classificados em tensoativos aniônico, catiônicos, não iônicos ou anfóteros. Os aniônicos ao serem dissolvidos em água, dissociam-se de forma que a cadeia carbônica forme um ânion. Um exemplo desse tipo de tensoativo é o lauril ou dodecilsulfato de sódio, muito utilizado em xampus.
Os tensoativos catiônicos são caracterizados por possuírem em suas moléculas um grupo hidrofílico carregado positivamente. Possuem baixo poder detergente, mas são os tensoativos que apresentam a mais alta capacidade de aderência às superfícies sólidas, mesmo após a retirada da solução do tensoativo.
Entre as principais aplicações dos tensoativos, além da já mencionadas, temos também a produção de agroquímicos, tintas, alimentos, remédios, óleos lubrificantes, entre outros. Atkins, P. W.; Jones, Loretta .
Os tensioativos anfóteros mais comuns incluem N-alquil e C-alquil betaina e sultaina como também álcool amino fosfatidil e ácidos. Entre os tensioativos encontram-se substâncias sintéticas que são utilizadas regularmente, como detergentes e produtos para máquina de lavar louça .
Essas propriedades fazem com que os tensoativos sejam utilizados em aplicações tão diversas como detergentes, agroquímicos, cosméticos, tintas, cerâmica, alimentos, tratamento de couros e têxteis, formulações farmacêuticas, óleos lubrificantes.
Os compostos tensoativos ou surfactantes são substâncias orgânicas que apresentam como característica principal o fato de terem um comportamento anfifílico, ou seja, podem interagir tanto com substâncias polares quanto apolares.
Como montar uma cooperativa de motoboy?
Como emitir certificado no Bookplay?
Como seria o trabalho na sociedade comunista?
Que planetas ou estrelas você conhece?
Como se caracteriza o bioma da água doce?
Como funciona consulta particular?
Como saber se uma empresa e cooperativa?
O que é Termo mercado financeiro?
Quais são os tipos de transformadores?
Como ver meu cartão virtual da Caixa?
Que medidas devem existir para garantir a segurança alimentar?