Os medicamentos da classe dos ansiolíticos são utilizados para problemas que vão desde problemas do sono até crises convulsivas. Possuem efeito sedativo (reduzindo a atividade, causando sonolência e induzindo à calma) ou hipnótico (induzindo ao sono).
Esses medicamentos atuam na neurotransmissão no Sistema Nervoso Central (SNC), que é o sistema de sinais químicos que o cérebro utiliza para regular suas próprias funções. Os ansiolíticos potencializam a ação o neurotransmissor GABA (ácido gama-aminobutírico). Isso resulta em um efeito inibitório sobre o SNC.
Ansiolíticos mais usados
Antidepressivos são vilões da saúde. De acordo com um estudo da McMaster University, os benefícios destes medicamentos não compensam seus possíveis riscos, que incluem até mesmo a morte prematura em pacientes idosos.
Ouso da cafeína pode diminuir o efeito ansiolítico das medicações. O café não interage, não atrapalha neste caso (como interação na farmacocinética), não significará o vilão da história, mas precisa ser observado sempre, pois, normalmente faz mais mal de que bem.
Tratamento para ansiedade
“Os calmantes devem ser administrados no período noturno, porque eles provocar diminuição da ansiedade com diminuição do sistema nervoso central”, diz o médico. Sérgio Prades toma três remédios, regularmente, para pressão, tireóide e diabetes. Ele cumpre rigorosamente os horários, do jeito que o médico receitou.
Os antidepressivos mais modernos, apesar de apresentarem maior tolerância, ainda possuem reações colaterais. As mais comuns são os problemas gastrointestinais, cefaleia, falta de coordenação motora e alterações no sono e no nível de energia.
As crises de ansiedade fisiológica ou situacional não devem ser tratadas com ansiolíticos, porém não é isso que acontece. Há um aumento crescente de receituários médicos constando esses remédios para momentos de crise situacional geradas pelo também exacerbado nível de estresse comum da vida moderna.
Como eles agem no organismo? Os ansiolíticos mais comuns são os benzodiazepínicos. Eles agem nos neurotransmissores do sistema nervoso central, provocando o equilíbrio das sensações de ansiedade e estresse. Isso porque essas substâncias conseguem inibir as áreas cerebrais que apresentam um funcionamento exagerado, gerando os seguintes ...
Devido ao efeito calmante e à sonolência que provocam, em alguns casos, os ansiolíticos podem ser recomendados para o tratamento de insônia. Contudo, o seu uso indiscriminado pode causar efeitos colaterais, sendo necessários a prescrição e o acompanhamento médico para o consumo seguro da substância.
Ao misturar álcool e ansiolíticos o usuário pode chegar ao coma. Prejudica ainda o desempenho escolar pelos efeitos colaterais e dependência, portanto é muito importante destacar que o uso destes medicamentos somente deve ser feito por prescrição médica.
Como fazer transferência para o Santander?
Como fazer curso MOPP gratuito?
Como melhorar a falta de comunicação?
O que fazer quando o celular aparece Armazenamento quase esgotado?
Qual resina usar para adesivo?
Como acabar com a falta de infraestrutura?
Como faço para internar uma pessoa com problemas mentais?
Como resolver operações matemáticas?
O que fazer quando o benefício emergencial é suspenso?
Como se faz furo em porcelanato?
Como curar sangue pisado na unha?
Como é feito o exame de Urofluxometria?
Qual a melhor broca para furar mármore?
Quantos ovos uma galinha ponha para depois chocar?
Como funcionam as colunas de destilação?