Uma coluna de destilação fracionada proporciona uma grande superfície para o intercâmbio de calor, nas condições de equilíbrio, entre o vapor ascendente e o condensado descendente. Isto possibilita uma série completa de evaporações e condensações parciais ao longo da coluna.
A destilação fracionada é um método de separação utilizado em misturas homogêneas formadas por dois ou mais líquidos. ... Trata-se do processo utilizado para separar cada um dos componentes do petróleo (mistura composta, por exemplo, por gasolina, querosene, óleo lubrificante, óleo diesel).
Uma coluna de fracionamento é um item de laboratório essencial para a destilação de misturas de líquidos para separação de seus componentes em partes, ou frações, baseadas na diferença de volatilidade dos componentes.
A destilação fracionada é usada em processos industriais importantes, como na produção de bebidas alcoólicas destiladas, no refino do petróleo para a obtenção de seus derivados, na obtenção da cafeína e na obtenção dos principais componentes do ar.
Na coluna de fracionamento, acontece o mesmo fenômeno: sucessivas destilações são realizadas, e o vapor vai se enriquecendo com o componente mais volátil. Certos líquidos formam, em uma determinada composição, uma mistura com ponto de ebulição constante - não podem ser separados por destilação.
Como funciona a destilação fracionada? Esse processo é usado na separação das substâncias consideradas homogêneas, podendo ser entre dois ou mais líquidos ou gases, sempre com pontos de ebulição próximos, volatizando quase que ao mesmo tempo, sendo impossível o seu controle por meio do processo de destilação simples.
Quais são os tipos de coluna de destilação? Vigreux: com inclinações idênticas ao ângulo de 45º, são posicionadas em pares diferenciados. Não têm uma eficiência muito alta no momento de separação das frações, sendo comumente usadas em laboratórios;
Destilação fracionada do petróleo ou craqueamento. O exemplo de aplicação industrial mais conhecido da destilação fracionada é sem dúvida o processo de craqueamento do petróleo, que origina os diversos compostos que podem ser comercializados e são provenientes de uma mistura homogênea de hidrocarbonetos e compostos inorgânicos chamada petróleo.
Os compostos que são originados da destilação do petróleo, sucessivamente do menor ao maior ponto de ebulição são: Gás Natural (Metano, Butano e Propano), Naftas, Gasolina, Querosene, óleo Diesel, óleos lubrificantes, óleos combustíveis e asfalto ou betume. A destilação fracionada do petróleo é feita nas refinarias.
Por que o álcool se dissolve na água?
Qual o relaxante muscular indicado para cachorro?
Qual o efeito da tiazolidinedionas?
Como resgatar os pontos do cartão de crédito Mastercard?
Qual o IDH mais baixo do Brasil?
Qual a diferença entre renda per capita e PIB per capita?
Quais as espécies de tutela provisória?
Como colocar a lixeira na Barra de Tarefas?
Qual a importância da região do Cerrado para a rede hidrográfica do país?
Qual a importância da concorrência perfeita?
Porque o piso de cimento racha?
Qual é a diferença entre ditados populares e provérbios?
Quando ocorrem os picos de crescimento?
Qual a diferença entre homicídio simples e qualificado?
Quais são as principais características de uma onda sonora?