Como órgão executivo do município, a câmara municipal é o seu governo, com funções semelhantes às das prefeituras brasileiras. É um orgão colegial, composto por um presidente, por um vice-presidente e por vereadores, a que são, ou não, atribuídos pelouros.
No mapa de Portugal, cada concelho está dividido em freguesias, que são as menores divisões administrativas de Portugal. Em relação ao Brasil, as freguesias são consideradas os bairros e em alguns casos distritos. Na prática, uma freguesia é um conjunto de ruas, residências e comércios.
Sendo povoação, que não sendo ainda uma cidade, é em Portugal sede de concelho político ou importante centro setorial econômico, social e cultural, a que foi dada essa categoria intermediária. Atualmente (2020), as vilas portuguesas tem 582 povoações com a categoria de vila. Existem três tipos diferentes de vilas.
Portugal, oficialmente República Portuguesa, é um Estado da Europa Meridional, fundado em 1143, que ocupa uma área total de 92.212 Km2. A parte continental situa-se no extremo Sudoeste da Península Ibérica, fazendo fronteira a norte e a leste com a Espanha, e a oeste e a sul com o Oceano Atlântico.
Freguesia - Equivale a um conjunto de bairros- Junta da freguesia seria a Subprefeitura dos bairros. Concelho - Equivale a cidade e a Câmara municipal equivale a prefeitura Municipal. Distrito - Equivale aos estados por ser um conjunto de concelhos.
Nas antigas colônias portuguesas de Cabo Verde, Moçambique e São Tomé e Príncipe, os vereadores também apresentam funções executivas, como em Portugal. Um termo equivalente a vereador é edil.
É um concelho é um conjunto de freguesias próximas umas das outras. Tal como a freguesia, o concelho também possui um órgão de poder: a Câmara Municipal, que é também representada por um presidente, o Presidente da Câmara.
Como povoação que ainda não atingiu a categoria de cidade, uma vila pode ser em Portugal sede da freguesia e sede do município onde está implantada, correspondendo assim a uma povoação com importância económica, social e cultural a que foi dada a categoria intermédia entre aldeia e cidade.
Embora a maior parte das cidades portuguesas sejam sedes de município, há cidades que não o são, e mais de metade dos municípios portugueses têm como sede vilas.
Mas de qualquer forma, em nenhuma situação essas regiões são chamadas de bairros em Portugal. No país, os bairros são as áreas de moradia popular, que pode ser um conjunto de prédios subsidiados pelo governo ou uma área menos favorecida que concentra pobreza.
Muitos destes bairros são os designados “bairros sociais”, ou seja, bairros que foram construídos para realojar pessoas que viviam anteriormente em bairros de lata (favelas) ou em barracas.
O bairro mais caro de Portugal é a freguesia de Santo Antônio (inclui a Avenida da Liberdade e áreas próximas), com uma média de €4.083 por m². Depois temos o bairro Misericórdia (inclui a área do Bairro Alto e Cais do Sodré), no qual o valor do m² chega a valer cerca de €3.667.
Por isso, os bairros mais procurados costumam ser o Parque das Nações, um dos bairros mais novos de Lisboa. A região possui diversas construções modernas e luxuosas, com vista para praia. Você também pode optar pelos tradicionais bairros de Estrela e Alvalade, com suas casas que expressam a mais pura essência de Portugal.
Que tipo de trabalho pode ser realizado por meio da limagem?
Qual o nome da cantora que canta a música Como uma Deusa?
Como Deus quer que nós sejamos?
Qual a diferença da coral verdadeira é a falsa?
Qual é o nome do músculo da coxa?
Como Deus nos livra de todo mal?
Quais os serviços que o Sebrae oferece?
O que é o título de comendador?
Como ocorre o fluxo da imigração venezuelana em Roraima?
Quantos minutos o Seakalm faz efeito?
Como a Saxenda age no organismo?
Como o Sebrae ajuda o pequeno empreendedor?
O que o shake Herbalife faz no organismo?
Como lidar com cliente interno?