Como pontuar uma saudação?

Pergunta de Alícia Adriana Assunção Maia em 03-10-2025
(52 votos)

Podemos chamar uma pessoa dizendo apenas o seu nome («Paulo, chega aqui!») ou juntando a interjeição ó («Ó Paulo, chega aqui!»). Assim, a seguir a ó não colocamos vírgula, mas a regra de isolar o vocativo é respeitada. EM RESUMO, sempre devemos utilizar a virgula após a saudação, veja abaixo: Bom dia, Fulano.

Como se pontua bom dia?

Substantivo masculino: saudação que se dirige a alguém na primeira metade do dia, na parte da manhã; bons-dias. Ex.: Deu-me um bom-dia afetuoso. Nas formas desejosas, de um dia literalmente bom, não há uso de hífen.


Como começar uma frase com olá?

Olá é uma interjeição que serve para chamar ou saudar e também indica espanto. Uma das funções da vírgula é isolar o vocativo, por isso deve haver uma vírgula entre olá e o vocativo, logo, a primeira frase é a que está correcta. A interjeição de chamamento ó é um caso especial, pois ela faz parte do vocativo.

Como escrever Olá pessoal?

OI e OLÁ existem na língua portuguesa

Oi, pessoal!

Tem vírgula depois do bom dia?

Ao escrever "bom dia", "boa tarde" ou "boa noite" para alguém, não se esqueça do uso da VÍRGULA, pois ela é obrigatória com o uso do VOCATIVO (termo utilizado pelo falante para se dirigir ao interlocutor). Outros exemplos: Oi, professor!

Versículos para dar uma Saudação na Igreja - ta na Bíblia


29 curiosidades que você vai gostar

Qual ponto usar depois de bom dia?

Ponto de exclamação é um sinal gráfico que indica emoção, ordem ou súplica.

Qual a diferença entre bom dia e bom dia?

3) Num primeiro aspecto, não há hífen algum, quando bom é apenas um adjetivo que qualifica a palavra dia. Exs.: a) "Um bom dia era seguido de um mau dia"; b) "Bons dias eram seguidos de maus dias". 4) Num segundo aspecto, também não há hífen, quando se quer significar a própria saudação dita por alguém.

Quando usar Oi ou Olá?

"Olá!" é utilizado preferencialmente em contextos formais ou entre pessoas que não se conhecem ou que se conhecem pouco. No entanto, o simples "Olá" tende a ser preferido por outras expressões mais completas como "tudo bem?" Já o "Oi!" é utilizado em contextos informais, entre amigos e familiares.

Tem vírgula depois do vocativo?

Vocativos são termos isolados da oração que cumprem função de chamar a atenção do interlocutor ou colocá-lo em evidência no discurso. Por estarem isolados no enunciado, não exercem função de sujeito e nem de predicado, aparecendo separados do restante da oração por alguma pontuação, que normalmente é a vírgula.



Outras questões

O que acontecerá com a diferença entre o payback descontado E o payback?

Quais são os tipos de desenvolvimento?

Como programar datas no Excel?

Qual tamanho que nasce uma cobra?

Qual peso de 1 ovo?

Quando uma palavra tem vários significados?

Como fazer raiz menos raiz?

Quem foi que inventou a religião evangélica?

Qual o melhor dia da semana para acender vela pra São Jorge?

Quais os principais problemas filosóficos gerais trabalhados pela modernidade?

Qual a importância da qualidade total?

O que acontece quando a vacina BCG não inflama?

Onde usar fio de 1 5mm?

O que fazer para crescer mais em altura?

O que fazer para tirar a fibrose?

Quantos quilos tem um saco de adubo?

Como pagar a taxa de Revistoria?

Quais os signos que traíram o zodíaco?

Política de privacidade Sobre nós Contato Receitas
Copyright 2026 - todasasrespostas.com