Na etimologia significa hostiam, que significa vítima. Quando o pão está na condição de não-consagrado, é denominado de partícula.
Os objetos litúrgicos, também chamados de "alfaias", são aqueles que servem ao culto divino e ao uso sagrado, razão pela qual não podem ser manuseados de modo displicente, muito menos de forma desrespeitosa.
Os nossos livros litúrgicos, à semelhança dos demais objetos utlizados no culto divino, devem ser ornados de tal forma que apontem para o tesouro que eles encerram: a Palavra de Deus. São usados normalmente dois livros litúrgicos: o missal, no altar, colocado perto do corporal, e o Lecionário, no ambão, para as leituras.
A extraordinária riqueza litúrgica da Igreja é manifestação visível do culto católico dedicado a Deus de coração, mente, espírito e corpo. A “corporeidade” da fé católica é um dos seus mais fascinantes matizes, recordando a presença de Deus, que é Espírito puro, também na materialidade da Sua criação.
A encíclica Sacrosanctum Concilium assim descreve a importância da dignidade dos objetos utilizados na liturgia: "A Igreja preocupou-se com muita solicitude em que as alfaias sagradas contribuíssem para a dignidade e beleza do culto".
Como se fuma maconha no balde?
Como funciona a tração 4x4 do Compass?
Qual é a função da memória ROM?
Quanto vale cada traço da seringa de insulina?
Qual a diferença entre um HD e um SSD?
Como entender a mecânica quântica?
O que é a Lei de zoneamento urbano?
Como é feita a medida em polegadas?
Quanto tempo usar a lavadora de alta pressão?
Que calçado usar com camisa feminina?
Quais são os direitos de uma madrasta?
O que é a Pirâmide de Hans Kelsen?
Como escreve mouse do computador?
Quando se usa hífen no novo acordo ortográfico?