Medidas de Prevenção Pós Exposição a Material Biológico
Todo profissional de saúde que sofrer uma exposição com material contaminado com sangue ou secreção deve procurar imediatamente o serviço de saúde ocupacional ou a comissão de controle de infecção hos- pitalar para orientação sobre vacinação e quimioprofilaxia, se necessário, pois o caso deve ser tratado como ...
Recomenda-se como primeira conduta, após a exposição a material biológico, os cuidados imediatos com a área atingida. Essas medidas incluem a lavagem exaustiva do local exposto com água e sabão nos casos de exposições percutâneas ou cutâneas.
O primeiro passo que o acidentado deve tomar após a exposição ao material possivelmente contaminado é lavar a região de maneira hiperativa com água e sabão. Em seguida, o profissional deverá reportar o ocorrido ao seu superior imediato explicando exatamente como se procedeu o acidente.
No Brasil, acidentes de trabalho com exposição a material biológico são de notificação compulsória, devendo ser registrados no Sistema de Informações de Agravos de Notificações (SINAN) (Brasil, 2011. Ministério da Saúde.
Em caso de exposição cutânea ou percutânea aos fluidos biológicos, recomenda-se a lavagem exaustiva com água e sabão. Nos casos de exposição desses fluidos em mucosas, deve-se lavar com água ou solução salina fisiológica. O uso de antissépticos não é contraindicado, mas não existem evidências da sua eficácia.
Nesses casos, o que se deve fazer é:
»Utilizar avental limpo, não-estéril; »Proteção da roupa; »Proteção contra respingos de sangue e fluidos; »Retirar o mais rápido possível.
É a exposição a sangue, fluidos orgânicos potencialmente infectantes (sêmen, secreção vaginal, liquor, líquido sinovial, líquido pleural e amniótico), fluidos orgânicos potencialmente não-infectantes (suor, lágrima, fezes, urina e saliva), exceto se contaminado com sangue.
Limpar a área picada imediatamente após a contaminação, comprimindo o local. Providenciar curativo apenas de proteção local. Comunicar a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e descrever o acidente.
Casos prováveis de contaminação são aqueles em que a relação casual entre a exposição e a infecção não pode ser estabelecida porque a sorologia do profissional acidentado não foi obtida no momento do acidente.
Desinfecção de material contaminado Após respingos de material contaminado, a área afetada deve ser limpa imediatamente ( usando luvas ! ) e então desinfetada. Equipamentos e material de enfermagem, ferramentas e superfícies pequenas devem ser limpas com álcool a 70%. Superfícies maiores como o piso são desinfetadas com solução de cloro 1000 ppm.
Mas caso haja contaminação o profissional precisa estar orientado e buscar as soluções precisas, tais como: Limpar a área picada imediatamente após a contaminação, comprimindo o local. Providenciar curativo apenas de proteção local. Comunicar a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e descrever o acidente.
No ambiente hospitalar é necessário trabalhar com atenção para diminuir o risco de acidente de trabalho com estes tipos de materiais. Mas caso haja contaminação o profissional precisa estar orientado e buscar as soluções precisas, tais como: Limpar a área picada imediatamente após a contaminação, comprimindo o local.
Qual ator de Heartland morreu na vida real?
Quais os bairros mais tranquilos de Salvador?
Qual a droga que deixa a pessoa canibal?
Qual terminal posso retirar meu Bilhete Único?
Quanto custa registar um carro?
Quanto ganha um tanatopraxista em portugal?
Quanto tempo demora para queimar incenso?
Quanto custa em média uma cirurgia de mastopexia?
É verdade que o limão corta a menstruação?
Como fazer a gata se apaixonar por você?
O que colocar no currículo de advogada?
Como editar um sim já existente The Sims 3?
Como desativar o Touch ID no WhatsApp?
Qual a picada mais forte do mundo?