Como diminuir o barulho no ambiente de trabalho?
7 dicas para se proteger dos ruídos do dia-a-dia
Uso de EPIs. O uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) é certamente o maior aliado nesse sentido. Se a função oferece riscos ambientais relacionados à audição, é imprescindível que o funcionário faça uso de protetores auriculares ou abafadores de ruídos durante sua jornada de trabalho.
Como reduzir a exposição ao ruído
As portas e janelas anti ruído são uma excelente opção, assim como tapetes e cortinas de tecidos grossos também podem auxiliar a reduzir a entrada de som de uma forma mais simples e rápida — pois minimizam a propagação de som. No caso das janelas, o ideal é que sejam de alumínio e vidro, com vidros duplos ou triplos.
Proteção individual: Em todas as situações em que não seja possível reduzir a exposição ao ruído através das medidas anteriormente referidas, o empregador deve garantir a disponibilidade de equipamentos de proteção auditiva individual, sempre que seja ultrapassado um dos valores de ação inferiores, e assegurar a sua ...
Os tampões e protetores de ouvido conseguem reduzir o ruído em 15 a 30 dBA, e os especialistas recomendam usá-los em ambientes com sons acima de 85 dBA. No caso de ruídos acima de 140 dBA, quando não há como se afastar, a indicação é para que os dois tipos de proteção sejam usados simultaneamente.
Veja oito passos que você pode tomar para criar um programa de prevenção de perda de audição bem sucedida:
Conheça 4 cuidados de como prevenir a surdez
A prevenção da PAIR é plenamente possível adotando-se medidas de controle dos níveis de ruídos no ambiente de trabalho. Quando as medidas de proteção coletiva não forem suficientes ou enquanto estiverem sendo implantadas, devem ser usados protetores auriculares, abafadores tipo concha como medida complementar.
2. Redução da exposição: De acordo com os princípios gerais de prevenção dos riscos, a entidade empregadora deve utilizar todos os meios disponíveis para conseguir eliminar na origem ou reduzir ao mínimo possível os riscos associados ao ruído no local de trabalho, seguindo as seguintes principais linhas orientadoras:
O primeiro passo que todo empregador deve tomar em relação aos cuidados com ruídos no ambiente de trabalho é medir, periodicamente, a produção desses distúrbios sonoros nos locais onde seus funcionários trabalham por um longo período de tempo.
Não são só as empresas acreditadas para o efeito que podem medir o ruído no trabalho, como também os técnicos de higiene e segurança do trabalho que tenham certificado de aptidão profissional para o efeito e com formação específica em métodos e instrumentos de medição do ruído no trabalho.
Ruído no trabalho: quais os impactos e como reduzi-lo? Ruído no trabalho: quais os impactos e como reduzi-lo? A legislação trabalhista brasileira tem normas específicas para a questão do ruído no trabalho. De acordo com ela, não é permitido que o trabalhador passe 8 horas por dia em locais com barulhos acima de 85 decibéis.
Quais as diferenças entre AVC e Ave?
O que é microbiologia e qual sua função?
Porque o leitor de código de barras não funciona no PC?
O que quer dizer a expressão desde então?
Quem tem ácido úrico pode comer feijoada?
Qual o valor da passagem de ônibus em Fortaleza?
Qual é a diferença entre Kazekage e Hokage?
São hipóteses que autorizam a intervenção estadual nos municípios?
Qual o conceito de histograma?
Qual é a diferença entre AVC e Ave?
Por que a testemunha de Jeová não pode doar sangue?
O que são indivíduos homozigotos dominantes?