A avaliação emancipatória (Saul 1995), apresenta dois objetivos básicos: iluminar o caminho da transformação e beneficiar as audiências no sentido de torná- las autodeterminadas. ... Seria a situação inicial e real ofertando dados para sua transformação.
Segundo Saul (2010), a avaliação emancipatória caracteriza-se como processo de descrição, análise e crítica de uma dada realidade, com objetivo de transformá-la. Está inserida em vertente político-pedagógica cujo interesse fundamental é emancipador, isto é, visando suscitar a crítica, de modo a libertar o sujeito.
A avaliação emancipatória tem como compromisso fazer com que as pessoas envolvidas em uma ação, realizem e executem a sua própria história e escolham as suas ações de maneira libertadora.
De acordo com a autora, o objetivo da avaliação emancipatória é emancipar, ou seja, libertar. O caráter libertador da avaliação emancipatória, tem como intuito possibilitar aos aluno construir suas histórias, se tornar sujeitos na construção do seu conhecimento.
avaliação pautada por princípios de emancipação, decisão democrática, transformação e crítica educativa, Saul (2010) apresenta o paradigma da avaliação emancipatória, de natureza eminentemente qualitativa, voltada para a libertação dos sujeitos envolvidos no processo, inspirada em três vertentes teórico-metodológicas – ...
Vamos fazer um breve comentário quanto às três grandes vertentes teórico- metodológicas que norteiam também a produção escrita. Essas pesquisas podem ser agrupadas em: empirista / positivista; cognitivista; sociointeracionista.
Como receber venda digital Natura?
Como se chama Erva-mate em tupi?
Qual é o órgão do sistema circulatório que tem C na palavra?
O que é conceito de representação?
Como fazer um relato argumentativo?
Como dar a minha opinião em um texto dissertativo?
Como saber qual é o meu orixá?
Como se escreve um metro e meio em numeral?
Como saber o saldo de internet da Claro?
Quem canta a música tão natural como a luz do dia?
Que tem plumas com sete letras?
QUAL O positivo e O negativo do carregador universal?
Como se escreve um ensaio de filosofia?