Quem pode anular um ato administrativo?

Pergunta de Bernardo Amaral em 03-10-2025
(12 votos)

Súmula 473: “A Administração pode anular seus próprios atos, quando eivados de vícios que os tornem ilegais, porque deles não se originam direitos, ou revogá-los, por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos e ressalvada, em todos os casos, a apreciação judicial”.

Quem pode anular e revogar atos administrativos?

Por ter por fundamentos a oportunidade e conveniência, a revogação de um ato administrativo somente poderá ser feita pela própria Administração Pública, sendo vedado ao Poder Judiciário esta apreciação. ... No entanto, o poder de revogar, consubstanciado na atuação discricionária da Administração, não é amplo e irrestrito.


Quem pode anular atos administrativos?

“Súmula 473: A Administração pode anular seus próprios atos, quando eivados de vícios que os tornam ilegais, porque deles não se originam direitos; ou revoga-los, por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos, e ressalvada, em todos os casos, a apreciação judicial.”

Quem pode propor ação anulatória de ato administrativo?

O Ministério Público tem legitimidade para ajuizamento de ação civil pública que visa anular ato administrativo de aposentadoria que importe em lesão ao patrimônio público. Esta foi a tese fixada por unanimidade pelo Plenário do Supremo Tribunal Federal, em sessão desta quinta-feira (25/10).

Qual ação para anular ato administrativo?

A Ação de Nulidade de Ato Administrativo, como o nome diz, se presta a anular algum ato de algum órgão ou agente da administração pública. Como o INPI é uma autarquia federal, seus atos podem ser declarados nulos por meio desta ação.

DIREITO ADMINISTRATIVO - ANULAÇÃO, REVOGAÇÃO E CONVALIDAÇÃO DO ATO ADMINISTRATIVO


35 curiosidades que você vai gostar

O que é ação declaratória de nulidade de ato administrativo?

Trata-se de presunção legal juris tantum de hipossuficiência no sentido de não poder a parte arcar com ônus da tramitação do processo, no caso do feito se delongar e se fizer necessário a interposição de recursos e demais instrumentos processuais.

O que é ação de anulação?

A ação anulatória visa à anulação de atos praticados no processo, aos quais não há necessidade de se seguir decisão alguma, ou então se segue decisão homologatória, que lhes confira eficácia sentencial.

Quando o ato administrativo é nulo ou anulável?

Os atos nulos são aqueles que não gozam da aptidão para a produção de efeitos jurídicos. É, portanto, inválido significando que a decisão será também ineficaz. Porém, se o ato for anulável, produz efeitos até ao momento da sua anulação.

Qual o prazo para anular ato administrativo?

54 da Lei Federal nº 9784/99, que regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal, prevê o prazo decadencial de 5 anos para anulação de seus atos administrativos.



Outras questões

Quantas horas o porteiro tem que trabalhar por dia?

Como é feita a vistoria do Habite-se?

Como para substituir a mamadeira?

Que características diferenciam os três tipos de tecido muscular?

Que material é usado para construir a colmeia?

Quanto tempo demora para sair a icterícia?

O que é viver pela fé?

Para que serve o furo que tem na régua?

Qual a importância de se dominar mais idiomas no mundo contemporâneo?

Como usar banho de brilho Kamaleao?

Como comprar direto da confecção?

O que significa a palavra cotidianamente?

Qual a voz feminina mais rara?

Qual exame detecta rompimento de ligamento?

Quantas horas tem em 5 anos?

Qual os nomes dos reis da Bíblia?

Quem é mais forte Hyuuga ou Uchiha?

Como consultar os bens pelo CPF?

Como calcular 30 do salário para empréstimo consignado?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com