Como se afere o cabimento de um recurso?

Pergunta de Pedro Ramos em 23-09-2022
(80 votos)


Como se afere o cabimento de um recurso?

Após a identificação da natureza jurídica da infração, determina-se qual o recurso cabível: para cada espécie de decisão judicial, a lei prevê apenas um determinado recurso ao mesmo tempo. É o chamado princípio da unirrecorribilidade. A exceção a esse princípio é o acórdão que viola lei federal e Constituição.

Onde cabe cada recurso?

Para cada espécie de decisão, há previsão de um recurso adequado: contra a sentença cabe apelação; contra decisão interlocutória cabe agravo de instrumento; contra acórdão unânime cabe recurso especial ou recurso extraordinário, e assim por diante. Não é possível utilizar-se um recurso por outro.

O que é decisão de admissibilidade do recurso?

JUÍZO DE ADMISSIBILIDADE RECURSAL O juízo de admissibilidade consiste na análise da presença ou ausência dos pressupostos de admissibilidade recursais, isto é, dos requisitos que devem estar presentes para que o recurso seja admitido, recebido, aceito pelo Poder Judiciário para julgamento do mérito.



Quando o recurso é conhecido?

O conhecimento do recurso quer dizer que ele atende a todos os requisitos de admissibilidade e o provimento significa que a decisão proferida pelo Tribunal modificou a sentença favoravelmente a quem recorreu.

Qual a significa a cabimento recursal?

Cabimento: decorrente do princípio da taxatividade, afirma-se que o recurso deve ser cabível. Isto é: só será aceito o recurso que tenha previsão na lei. b. Interesse recursal: é um binômio, pois o recorrente deve ter a necessidade de recorrer e atuar de forma adequada.

Quais os requisitos para o julgamento de um recurso?

Todo e qualquer recurso, para ser interposto, deve observar alguns requisitos formais, sob pena de não ser analisado. O julgamento de um recurso, então, é dividido em dois momentos: juízo de admissibilidade e juízo de mérito. O juízo de admissibilidade analisa se recurso atende os pressupostos formais exigidos pela lei.



Qual a admissibilidade do recurso?

Em regra, no processo civil brasileiro o recurso é interposto perante quem proferiu a decisão e ele será remetido a um órgão superior. Conforme já exposto, se não estiverem presentes os requisitos de admissibilidade do recurso, o recurso não será conhecido.

Por que o recurso pode ser interposto?

Art. 996. O recurso pode ser interposto pela parte vencida, pelo terceiro prejudicado e pelo Ministério Público, como parte ou como fiscal da ordem jurídica. Assim, são legítimas a recorrer as partes que participaram da relação jurídica, e que, de alguma forma foram vencidas pela decisão a ser impugnada.

Qual o prazo de cabimento da sustentação oral?

O novo Código de Processo Civil elenca em seu artigo 937 quais são as hipóteses de cabimento da sustentação oral. Além disso, também determina como se dará o procedimento. O prazo improrrogável é de 15 (quinze) minutos para cada um, a fim de sustentarem suas razões.






Outras questões

Porque inversor desliga sozinho?

Quais os principais autores e obras do Romantismo no Brasil?

Como fazer para desentupir cachorro?

O que é bom para consolidar fratura?

Como fazer a flor da fortuna florir novamente?

Pode passar óleo de girassol em ferida aberta?

Quem paga o ITCMD no inventário?

Quanto custa a viagem da SpaceX?

Como os atletas com deficiência física são classificados?

Quantos litros de água para 20 mL de botox?

Qual a diferença entre loratadina e desloratadina?

Como implantar um programa de qualidade de vida no trabalho?

Como homenagear alguém que já morreu?

Quanto tempo leva para se adaptar ao novo emprego?

Quais os conhecimentos de um cozinheiro?

O que é necessário para ser vendedor ambulante?

Quais são os tipos de fraturas?

Quem pode arrendar?

É melhor usar Section ou div?

Quantos presidentes brasileiros eram maçons?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com