O satélite vai monitorar o nosso planeta 24 horas por dia, faça chuva ou faça sol. Com ele cientistas poderão saber se vulcões estão prestes a entrar em erupção, agências florestais podem monitorar florestas, é possível melhorar rotas de navios, por exemplo.
Os satélites são utilizados em diversas áreas como na comunicação, observação da terra, navegação, ciência, meteorologia, desenvolvimento tecnológico, defesa, exploração espacial, voo tripulado.
Um satélite orbita a Terra quando sua velocidade é equilibrada pela força da gravidade da Terra e sem esse equilíbrio o satélite voaria em linha reta para o espaço ou cairia de volta à Terra. Satélites orbitam a Terra em diferentes alturas, diferentes velocidades e caminhos diferentes.
Graças aos satélites, podemos acompanhar “de perto” os inúmeros sistemas meteorológicos, monitorando sua estrutura, intensidade e deslocamento. Imagine que em um satélite ambiental você pode colocar inúmeros tipos de sensores, com diversas faixas de frequência, e que enxergam em diferentes espectros.
Atualmente, os satélites artificiais desempenham importantes funções. ... Cerca de 3000 satélites artificiais estão em funcionamento em todo o planeta Terra, permitindo enviar sinais do espaço para o aprofundamento dos estudos nos sistemas de comunicações, navegações, geológicos, climáticos, militares, dentre outros.
O uso de satélites para estudar o espaço sideral procura, por exemplo, sinais de vida em outros planetas, e não somente: informações sobre estrelas, planetas, sistemas e sobre a formação dos corpos celestes nos ensinam muito sobre nós mesmos – de onde viemos, quem somos, do que somos feitos.
O espaço é a última fronteira para estudar o estado de saúde do planeta e a respetiva evolução. ... O satélite também nos dá a oportunidade de ver a evolução das florestas, de atividades como desflorestação, da subida do nível do mar, da erosão costeira e da poluição marítima.
Existem vários satélites artificiais ao redor do nosso planeta e com diversas funções, como satélites de comunicação, meteorológicos, militares e astronômicos. O movimento dos satélites ao redor de um planeta obedece às Leis de Kepler e à Gravitação Universal. Observe a figura:
Tudo isso é possível graças aos satélites que giram em torno da Terra. O termo vem do latim satelles ou satellitis, que significa corpo que gravita em torno de um astro, no caso, a Terra. Os satélites naturais são os corpos celestes, como é o caso da Lua, que é o nosso satélite natural.
O movimento dos satélites Os satélites são corpos que orbitam ao redor de um corpo celeste. Eles podem ser classificados como: Artificiais: São objetos feitos pelo homem e colocados em órbita de um corpo celeste.
Para calcular o período do satélite, que é o tempo que ele leva para dar uma volta ao redor do planeta, podemos utilizar a expressão encontrada para a velocidade: Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) v 2 = G . M e relacioná-la com a equação da velocidade no movimento circular: ω 2. r 2 = G . M 4π 2. r 2 = G . M
Como se pronuncia o nome da princesa Elsa?
Quanto ganha Consultora Natura Digital?
Porque Pingue-pongue tem Hifen?
Como cobrar honorarios em ação trabalhista?
O que é pagamento de juros sobre capital próprio?
Como funciona o pagamento do frete?
Quando se paga adicional noturno?
Como instalar o TeamViewer no meu computador?
Como funciona o pagamento de multas de trânsito?
O que fazer no motel para surpreender?
Como é o pagamento no GetNinjas?
Como funciona o motor Assincrono?
Como pedir restituição de PIS e Cofins Simples Nacional?
O que foi a libertação dos escravos?
Como restaurar vaso de cerâmica rachado?
Quanto custa pagar conta com cartão de crédito?