Chuva orográfica, também conhecida como chuva de relevo, é a designação dada pela climatologia a um tipo de precipitação que ocorre a massa de ar úmida entra encontra com um obstáculo do relevo – uma montanha, por exemplo – condensa e precipita.
Dito isso, podemos concluir que a serra serve como uma barreira que impede que parte destas a atravessem (por isso é tão comum neblina e chuva nessa região), relacionando-se assim com o regime de chuvas.
A massa equatorial atlântica é quente e úmida. - Massa Tropical atlântica (mTa) – Quente e úmida, originária do oceano Atlântico nas imediações do trópico de Capricórnio ( que passa pela cidade de São Paulo), tem uma enorme influência sobre a parte litorânea do Brasil (do nordeste até o sul).
As chuvas são precipitações de água que evaporam a partir da incidência solar e do calor. Elas ocorrem pela formação de nuvens (gotículas de água suspensas no ar), as quais se condensam gerando as precipitações. Basicamente, há três tipos de chuvas: orográficas, convectivas e frontais.
Qual a diferença entre drogaria e farmácia?
Como Abrir PDF sempre no Google?
Qual o melhor horário para tomar o suco seca barriga?
Quais são os 4 deuses primordiais?
Quais são as vantagens e quem deve usar o WhatsApp Business?
O que representa a virtude para Homero?
Como colocar os nervos das costas no lugar?
É normal menstruação após cirurgia?
Qual o sinônimo de triste e solitária?
Que fatores podem ocasionar uma queda de pressão no sistema de lubrificação dos motores?
O que os Super-heróis nos ensinam?
Como diagnosticar uma arritmia cardíaca?
O que são os poderes Executivo Legislativo e Judiciário?